Amícia de Courtenay – Wikipédia, a enciclopédia livre
Amícia de Courtenay (em francês: Amicie; 1250 - Roma, 1275),[1] foi senhora de Conches-en-Ouche e de Mehun, e condessa consorte de Artésia. Ela era a única filha de Pedro de Courtenay, senhor de Conches, e de Petronila de Joigny. Se casou com o conde Roberto II de Artésia, de quem foi a primeira esposa.
Família
[editar | editar código-fonte]Seus avós paternos eram Roberto de Courtenay e sua segunda esposa, Matilde de Mehun. Seus avós maternos eram Gaucher de Joigny e sua segunda esposa, Amícia de Monfort.
Seu pai era sobrinho do Imperador latino de Constantinopla, Pedro II de Courtenay.
O senhor de Conches pode ter morrido na Batalha de Almançora no Egito, da Sétima Cruzada, ocorrida entre 8 a 11 de fevereiro de 1250. Porém de acordo com o cronista João de Joinville, durante junho de 1249 os cruzados capturaram a cidade de Damieta, onde acampariam até o inverno. Porém, o Sultão do Egito teria oferecido uma recompensa pela cabeça dos cristãos, e desta forma, os sarracenos os teriam matado, e roubado suas cabeças decapitadas. Entre esses guerreiros, estaria o pai de Amícia.
Após a morte do marido, Petronila se casou com Henrique II, Senhor de Sully, com quem teve três filhos.
Casamento e filhos
[editar | editar código-fonte]Amícia se casou com Roberto II de Artésia, conde de Artésia, através de contrato de casamento datado em 13 de junho de 1259, em Paris. Ele era filho de Roberto I de Artésia e de Matilde de Brabante. O casal teve três filhos:
- Matilde de Artésia, (Artésia, 1268 - Paris, 27 de outubro de 1329), esposa de Otão IV, conde da Borgonha. O casal teve a seguinte descendência: Joana II, condessa da Borgonha, condessa de Artésia e rainha de França e Navarra, Branca da Borgonha, rainha de França e Navarra, e um filho, Roberto, conde de Borgonha.
- Filipe de Artésia (Artésia, 1269 - Furnes, 11 de setembro de 1298), marido de Branca da Bretanha, filha de João II, Duque da Bretanha e Beatriz de Inglaterra, filha do Rei Henrique III de Inglaterra e Leonor da Provença. O casal teve cinco filhas: Margarida de Artésia, condessa de Évreux, Joana, condessa de Foix, Isabel, Maria e Catarina, e um filho, Roberto III de Artésia.
- Roberto de Artésia (n.1271).
Amícia morreu em 1275 e foi enterrada em Roma.