Arquieparquia de Thalassery – Wikipédia, a enciclopédia livre

Arquieparquia de Thalassery
Archieparchia Tellicherriensis
Arquieparquia de Thalassery
Localização
País Índia
Eparquias Sufragâneas Eparquia de Belthangady
Eparquia de Bhadravathi
Eparquia de Mananthavady
Eparquia de Mandya
Eparquia de Thamarasserry
Estatísticas
Área 4 902 km²
Informação
Rito oriental
Criação da Eparquia 31 de dezembro de 1953
Elevação a Arquieparquia 18 de maio de 1995
Governo da Arquidiocese
Jurisdição Arquieparquia metropolitana
Contatos
Página Oficial www.archdioceseoftellicherry.org

A Arquieparquia de Thalassery ou Arquieparquia de Tellicherry (Tellicherriensis) é uma arquieparquia da Igreja Católica Siro-Malabar[1] situada na Costa do Malabar, em Kerala, na cidade de Thalassery, na Índia. É fruto da elevação, em 1995,[1] da Eparquia de Tellicherry, que antes era parte da Diocese de Calicute. Seu atual arquieparca é George Njaralakatt.[1] Sua é a Catedral St. Joseph, em Thalassery.

Possui atualmente 245 paróquias,[1] 7 seminários além de hospitais, colégios e institutos de educação.

A Eparquia de Tellicherry foi erigida em 31 de dezembro de 1953 pela bula papal Ad Christi Ecclesiam regendam de Pio XII, por desmembramento da Diocese de Calicute. A eparquia cresceu rapidamente e tornou-se um baluarte da Igreja Católica Siro-Malabar nesta região dentro de um curto período, graças as imigrações que ocorriam na região.

Em 1973, ocorre o desmembramento da Eparquia de Mananthavady. Em 1986, a eparquia é desmembrada novamente, dando origem à Diocese de Thamarasserry.

Em 18 de maio de 1995, por meio da bula papal Spirituali bono Christi fidelium do João Paulo II, é elevada a arquieparquia metropolitana. Em 1999, desmembra-se a Diocese de Belthangady, sua sufragânea.

Administração local:[1]

Referências

  1. a b c d e Cheney, David M. (2019). «Archeparchy of Tellicherry (Syro-Malabar)». The Hierarchy of the Catholic Church. Consultado em 18 de julho de 2019. Cópia arquivada em 28 de março de 2019 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]