Boston Legal – Wikipédia, a enciclopédia livre

Boston Legal
Boston Legal (PT)
Justiça sem Limites (BR)
Informação geral
Formato série
Duração 42 minutos aprox.
Criador(es) David E. Kelley
Elenco James Spader
Candice Bergen
William Shatner
Monica Potter
Mark Valley
Rhona Mitra
Lake Bell
Rene Auberjonois
Julie Bowen
Ryan Michelle Bathe
Justin Mentell
Constance Zimmer
Craig Bierko
Gary Anthony Williams
John Larroquette
Chrsitian Clemenson
Tara Summers
Taraji P. Henson
Saffron Burrows
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 5
Episódios 101 (lista de episódios)
Produção
Produtor(es) executivo(s) David E. Kelley
Bill D'Elia
Mike Listo
Lawrence Broch
Janet Leahy (2.04–3.24)
Scott Kaufer (1.01–2.03, 2.23)
Jeff Rake (1.01–1.13)
Empresa(s) produtora(s) David E. Kelley Productions
20th Century Fox Television
Exibição
Emissora original Estados Unidos ABC
Transmissão original 3 de outubro de 2004 (2004-10-03) – 8 de dezembro de 2008 (2008-12-08)
Ligações externas
Site oficial

Boston Legal (bra: Justiça sem Limites; prt: Boston Legal) é uma série de televisão norte-americana que foi ao ar pela primeira vez no canal ABC em 3 de outubro de 2004. O programa dá uma espécie de continuidade (embora irônica) do drama legal (de grande duração) The Practice. A série, assim como sua predecessora, foi criada por David E. Kelley, e acompanha a vida do advogado Alan Shore (um personagem apresentado durante a última temporada de The Practice, interpretado por James Spader) em sua nova empresa de advocacia, a Crane, Pool & Schmidt. Também estrelam a série os veteranos consagrados da televisão como Candice Bergen e William Shatner. A terceira temporada começou em 19 de setembro de 2006.

Em 21 de março de 2007 foi anunciado que a ABC tinha renovado Boston Legal para a sua quarta temporada.[1] Em 19 de julho de 2007 anunciou-se que Boston Legal havia sido indicada para o prêmio de melhor ator em série dramática, melhor ator coadjuvante em série dramática, e pela primeira vez em 3 anos, melhor série dramática.

Em 2008 a série teve a sua quinta e derradeira temporada, a qual foi agraciada com indicações ao Emmy de melhor série dramática, de melhor ator de série dramática (James Spader), de melhor ator coadjuvante de drama (William Shatner), de melhor atriz coadjuvante em drama (Candice Bergen) e de melhor direção em série dramática (Arlene Sanford).

Em Portugal, a série estreou em abril de 2007 no canal FOX.

Alan Shore (Spader) e Denny Crane (Shatner) lideram uma brigada de milionários processos em um prestigiado escritório de advocacia de Boston, chamado Crane, Poole & Schmidt, em uma série focada na vida pessoal e profissional de um grupo de brilhantes e emotivos advogados.

Entre os integrantes da empresa está Brad Chase (Mark Valley), um jovem e arrojado advogado de Washington recrutado para vigiar Denny Crane, o 'derrotado' e 'maluco' sócio sênior, que pode vir a dar problemas à firma. Ele logo se vê em uma particular disputa com o colega Alan, um excelente advogado de métodos nada convencionais e caráter duvidoso. Brad Chase, na quarta temporada (2007), tem suas aparições consideravelmente diminuídas, ao passo que os personagens de Denise, Paul e Claire simplesmente desapareceram, o que é bastante comum nesta série ao longo de suas temporadas, dando-lhe um especial charme.

Durante a primeira temporada ocorre a entrada da personagem Shirley Schmidt (Bergen), sócia sênior que tem a missão de reorganizar o escritório e fazer com que dê lucro. Também é uma antiga paixão de Denny, que passa a querer provar que ainda é o melhor advogado da cidade.

O seriado tem uma ação dinâmica e humor negro, confrontando os problemas sociais e morais enquanto os advogados tentam conquistar fama, fortuna e felicidade.

Elenco principal

[editar | editar código-fonte]

Elenco de apoio e convidados

[editar | editar código-fonte]

Assim como em "The Practice", várias estrelas de outros programas de David E. Kelley apareceram em "Boston Legal". Estas incluíram Chi McBride reprisando seu papel de "Boston Public" e Anthony Heald, também do elenco de "The Practice" e de "Boston Public". Outros convidados especiais incluem:

Recepção da crítica

[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira temporada, Boston Legal teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Com base de 22 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 69% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 8.8, usada para avaliar a recepção do público.[2]

Referências

  1. (em inglês). Thefutoncritic.com http://www.thefutoncritic.com/news.aspx?id=20070321abc01  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. «Boston Legal» (em inglês). Metacritic. Consultado em 27 de setembro de 2014 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]