Brit Awards de 2000 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Brit Awards de 2000
Brit Awards de 2000
Data 3 de março de 2000
Local Earls Court
País  Reino Unido
Apresentação Davina McCall
Maior número de prémios Macy Gray, Robbie Williams e Travis (2)
Maior número de nomeações The Chemical Brothers (4)
Cobertura televisiva
Estação ITV
1999
2001

O Brit Awards de 2000 foi a 20ª edição do maior prêmio anual de música pop do Reino Unido. Eles são administrados pela British Phonographic Industry e tiveram lugar no dia 3 de março de 2000 no Earls Court em Londres. Este ano foi a primeira apresentação do prêmio Artista Pop Britânico.

Vencedores e nomeados

[editar | editar código-fonte]
Álbum Britânico do Ano
(apresentado por Vinnie Jones)
Melhor Gravação de Trilha Sonora
(apresentado por Ronnie Wood & Thora Birch)
Single Britânico do Ano
(apresentado por Caroline Aherne & Craig Cash)
Vídeo Britânico do Ano
(apresentado por Donna Air & Richard Blackwood)
Artista Solo Masculino Britânico
(apresentado por Ben Elton)
Artista Solo Feminina Britânica
(apresentado por Robbie Williams & Tom Jones)
Grupo Britânico
(apresentado por Lou Reed)
Melhor Revelação Britânica
(apresentado por Sarah Cox & Zoë Ball)
Artista Dance Britânico
(apresentado por Mark Williams & Paul Whitehouse)
Artista Pop Britânico
(apresentado por Anthony McPartlin, Cat Deeley & Declan Donnelly)
Artista Solo Masculino Internacional
(apresentado por Caprice Bourret & Martin Kemp)
Artista Solo Feminina Internacional
(apresentado por Ali G & Sacha Baron Cohen)
Grupo Internacional
(apresentado po Andrea Corr & Jim Corr)
Melhor Revelação Internacional
(apresentado por Kylie Minogue & Natalie Imbruglia)
Biggest Selling Live Act of 1999
(apresentado por Cerys Matthews)
Contribuição Excepcional para a Música
(apresentado por Will Smith)

Momentos notáveis

[editar | editar código-fonte]

Robbie Williams e Liam Gallagher

[editar | editar código-fonte]

Por volta da época de sua saída de Take That, Robbie Williams começou uma amizade com os irmãos Gallagher do Oasis no Festival de Glastonbury. No entanto, foi de curta duração e os dois trocaram insultos regularmente na imprensa com Noel Gallagher referindo-se a Williams como "a dançarina gorda de Take That". Depois de ganhar o prêmio de Melhor Single Britânico e Melhor Vídeo por "She's the One", Williams desafiou Liam Gallagher para uma luta televisionada, dizendo: "Então, alguém gosta de me ver lutando com Liam? Você pagaria para vir e ver isso? Liam, cem mil do seu dinheiro e cem mil do meu dinheiro. Nós vamos entrar em um ringue e vamos brigar e você pode assistir na TV, o que você acha disso?". Liam Gallagher não estava no país na época.

Ronnie Wood e Brandon Block

[editar | editar código-fonte]

DJ de dança Brandon Block foi dito por seus amigos que ele tinha ganhado um prêmio e tinha sido convocado para o palco para pegá-lo. Por causa de seu estado avançado de embriaguez, ele acreditou neles e subiu ao palco, eventualmente terminando ao lado do guitarrista dos Rolling Stones, Ronnie Wood e da atriz Thora Birch, que estavam prestes a apresentar o prêmio de Melhor Trilha Sonora. Depois que Block foi removido do palco pela segurança, Wood apontou um insulto em sua direção, no qual Block se libertou para se aproximar do guitarrista. Uma série de insultos foi então trocada entre os dois, ambos os quais foram audíveis através do microfone do palco, causando alegações de que todo o evento pode ter sido encenado. Wood então jogou sua bebida no rosto de Block, e o DJ foi expulso do evento. Algum tempo após o incidente, Block alegou que, posteriormente, pedira desculpas a Wood por seu comportamento, e Wood apenas o descartara.

Geri Halliwell e as Spice Girls

[editar | editar código-fonte]

As Spice Girls estavam preparadas para receber o prêmio de Contribuição Extraordinária no prêmio Brit Awards de 2000, supostamente para marcar seu domínio do cenário musical na última década. Houve muita especulação na mídia antes e mesmo durante o evento sobre se ou não a ex-Ginger Spice, Geri Halliwell aceitaria o prêmio com os quatro membros restantes do grupo.[1] Na noite, no entanto, Halliwell recusou-se a juntar-se a suas ex-colegas de banda e garantiu a cobertura de primeira página no dia seguinte ao tocar seu single, "Bag It Up", entre um par de pernas infláveis gigantes. Perto do final da premiação, as Spice Girls tocaram "Spice Up Your Life", uma versão a cappella de "Say You Be There" e "Goodbye". Quando o grupo aceitou o prêmio de "Contribuição Excepcional para a Música", elas agradeceram a Geri Halliwell pelo prêmio.

Referências

  1. Gibbons, Fiachra (4 de março de 2010). «Spice whirl casts shadow over Brit awards». The Guardian. Londres. Consultado em 27 de abril de 2010 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]