Clube Atlético Ypiranga – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Este artigo é sobre o clube de São Paulo. Para outros significados, veja Ypiranga.
Ypiranga
Nome Clube Atlético Ypiranga
Alcunhas Glorioso
Vovô da Colina Histórica
Fundação 10 de junho de 1906 (118 anos)
Estádio Rua Thabor e
Várzea do Carmo
Presidente Antônio Elias Abud
Website cay.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Clube Atlético Ypiranga é um clube social, esportivo e recreativo brasileiro da cidade de São Paulo fundado em 1906. Seu time de futebol foi um dos mais fortes de São Paulo na primeira metade do século XX. Foi também um dos membros fundadores da Federação Paulista de Futebol. Apesar disso, nunca ganhou um título, conquistando vice-campeonatos estaduais, como em 1913, 1935 e 1936[1].

Fundador da Federação Paulista de Futebol[2], o clube foi, nas décadas de 1910 e 1920, um grande expoente da popularização do futebol, junto com Corinthians, o Palmeiras (na época, Palestra Itália) e o Juventus, eram os únicos clubes de expressão que não eram associados a elite cafeeira paulistana e que tiveram, por esse motivo, uma aceitação popular.

O Corinthians foi fundado pelos moradores do Bom Retiro; o Palmeiras por imigrantes italianos, em sua maioria funcionários das Indústrias Matarazzo; já o Juventus nasceu pelos funcionários do Cotonifício Rodolfo Crespi.

Foi o clube que revelou Arthur Friedenreich. Pelo Ypiranga, ele foi artilheiro do Campeonato Paulista em 1914 e 1917. Quem também vestiu a camisa do clube foi o goleiro Barbosa, que defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 1950. Outro jogador de destaque e Xavier Camargo "Formiga" que jogou oito vezes na camisa brasileira em 1922.

Em 1932, as agremiações Clube Atlético Independência do Ipiranga, Clube Atlético Sílex, Club Sportivo América e o Nacional, se juntaram ao Ypiranga, propiciando sua mudança para o bairro do Ipiranga, além da formação de uma de suas mais fortes equipes, que foi vice campeã paulista em 1935 e 1936.

Em 1958, quando foi rebaixado para a 2ª divisão, desativou seu departamento de futebol profissional.

Campanhas de Destaque

[editar | editar código-fonte]

O hino original do Clube Atlético Ypiranga foi escrito e gravado entre a década de 20 e 30 do século XX e em julho de 2009 foi realizado um concurso para a nova letra, utilizando a mesma melodia.

O concurso para o novo hino contou com oito participantes, sendo vencedora a Família Vidal, composta por Jonas Franco, Cleusa Vidal, Marcos Vidal e Marcelo Vidal.

Referências

  1. «Clube Atlético Ypiranga». Consultado em 28 de junho de 2017 
  2. «Ypiranga - Futebol de Campo». Consultado em 28 de junho de 2017 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]