Canopla – Wikipédia, a enciclopédia livre

Canopla da RedeTV!

Canopla (Microphone flag, em inglês) é a peça que contém o logotipo de uma emissora, e que envolve o microfone. Geralmente, a peça é feita em resina, podendo ser confeccionada em outros materiais.

As origens das canoplas remetem à década de 1950, na qual rádios nos Estados Unidos começaram a utilizar pesadas peças de metal. Em sites de vendas da internet, como o eBay, é possível encontrar para comprar canoplas antigas, como da KCMK Radio. Porém, é possível comprar também canoplas em que é possível inserir o logotipo de papel. Além disso, ainda é possível comprar canoplas de emissoras reais, como ESPN e ABC, mas tudo isso no eBay.

Canoplas no Brasil

[editar | editar código-fonte]

No Brasil, as canoplas começaram a ser produzidas nos anos 1960 e continua sendo fornecedora exclusiva da Rede Globo e suas afiliadas. Atualmente as emissoras de televisão utilizam diferentes tipos de microfones e canoplas, porém, a tradicional é a de resina, sem espuma. Veja, abaixo, o nome das emissoras, o tipo de canopla que elas usam e o que está impresso nelas:

Emissoras de televisão

[editar | editar código-fonte]
  • A TV Globo, com suas emissoras próprias e afiliadas, usam uma canopla cúbica de cor branca. Ela pode ter dois logotipos da Globo em faces opostas, alternados com o logotipo do G1 e uma da GloboNews[1] (TV Globo RJ, SP, DF, MG, PE e Globo Internacional), o logotipo Globo e o logotipo da afiliada,[2] ou o logotipo Globo e o logotipo do SporTV e do ge.[3]
  • A Record, com suas emissoras prórias e afiliadas, no final de 2023 eles começaram a usar uma espuma azul como parte da atualização da nova logomarca da emissora[4]. Ela pode ter um logotipo da Record na cor branca, alternados com o logotipo do R7 e o logotipo da afiliada.[5] Em alguns casos, a emissora pode-se ter a espuma com o logotipo da afiliada e o logotipo da Record, por não possuir a espuma padronizada. Em maio de 2020, a Record Europa, filial da Record em Lisboa, passou a utilizar uma espuma personalizada com as mesmas cores da canopla brasileira, cinza e com o logotipo da emissora em preto.[6]
  • A Record News usa uma canopla quadrangular na cor azul, e ás vezes em dois logotipo da Record News, e dois logotipos das afiliadas.[7]
  • O SBT utiliza uma canopla com quatro faces redondas, na cor cinza-escuro, com as letras S, B e T em alto-relevo. Na maioria das vezes, há dois logotipos do SBT e dois da afiliada, mas pode acontecer de haver quatro logotipos do SBT.
  • A Rede Bandeirantes utiliza, em seus microfones, uma canopla azul-escuro, em forma de paralelepípedo achatado no centro (como a canopla verde-e-branca usada no início dos Anos 2000), com quatro logotipos da Band em alto-relevo. As afiliadas da emissora usam uma canopla padronizada, com o logo da emissora e da rede.
  • A RedeTV! usa uma canopla em forma de globo, com seu logotipo repetido duas ou três vezes ao longo de seu corpo, na cor branca. É uma das mais extravagantes, por ser azul inclusive em sua espuma. Algumas afiliadas como a TV Brasília e a TV Arapuan usam canopla padronizada, contendo o logotipo da afiliada e da rede.
  • A TV Cultura também utiliza uma espuma personalizada na cor verde nos microfones, com o logotipo da emissora em branco. Anteriormente, a emissora usava uma canopla verde com o logotipo da emissora na cor branca. Algumas afiliadas, como a Ulbra TV seguem o padrão da rede, utilizando essa espuma-canopla com a logomarca da afiliada em seus microfones.
  • A TV Novo Tempo possui uma canopla cúbica e azul, com os cantos arredondados e o logotipo da emissora na cor branca, em alto relevo.
  • A TV Brasil utiliza uma canopla cúbica branca, com o logotipo da emissora. Algumas afiliadas possuem canopla padronizada, contendo o logotipo da afiliada e da rede.
  • A Rede CNT usa uma canopla cúbica, branca, com o logotipo da emissora nas quatro faces.

Emissoras de rádio

[editar | editar código-fonte]
  • A Rádio Itatiaia marca presença com seu microfone e sua canopla triangular branca, com o logotipo da rádio em preto.
  • A Super Rádio Tupi utilizava um microfone com canopla cúbica, na cor branca, e seu logotipo em vermelho. Desde maio de 2018, utiliza a canopla coma espuma vermelha com a logomarca em branco.
  • A CBN* utiliza uma canopla em forma de paralelepípedo de fundo vermelho e os dizeres "CBN" em branco.
  • A BandNews FM utilizava uma canopla com fundo azul e borda vermelha, com os dizeres "Band" em branco e "News" em azul-claro,possuindo a frequência da afiliada onde é usado o microfone. Atualmente a logomarca fica em uma espuma cinza ou azul com a logomarca, aposentando a canopla.
  • A Rádio Bandeirantes utilizava uma canopla cúbica de fundo branco, com as letras RB em vermelho, utilizada em todas as emissoras próprias. Atualmente, a logomarca fica em uma espuma preta ou vermelha e as letras vermelhas ou brancas, aposentando a canopla.
  • A Bradesco Esportes FM usou uma canopla de fundo branco com os dizeres "Bradesco Esportes" em vermelho e "FM" em cinza. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, apresentou a espuma em vermelho e a logo em letras brancas em duas faces, e a frequência (91,1 no Rio, 94,1 em SP) na face restante.
  • A Rádio Globo* utilizava uma canopla quadrada com o fundo azul com os dizeres "Rádio" em branco e "Globo" em laranja. Durante um breve tempo usou uma canopla oval, com dois lados ilustrando as palavras uma ao lado da outra. Atualmente, usa uma canopla preta, com a logomarca na cor laranja
  • A Rádio Gaúcha usa uma canopla em forma de paralelepípedo, com duas faces de cor azul-marinho com letras brancas e duas faces com fundo branco e letras azuis ou uma canopla em forma de paralelepípedo, com duas faces em laranja com letras brancas e duas faces com fundo branco e letras pretas.
  • A Rádio Grenal usa uma canopla de forma redonda com fundo preto e os dizeres RÁDIO GRENAL em dourado junto a uma bola de futebol também em dourado e verticalmente a frequência da emissora, 95,9.
  • A Jovem Pan utilizava uma canopla muito similar às primeiras canoplas existentes, de metal. Atualmente o logotipo da emissora fica sob a espuma vermelha do microfone, não sendo mais utilizada a famosa canopla metálica. Esta "espuma-canopla" é usada tanto na Jovem Pan FM nos estúdios quanto na JP News em estúdio e reportagens. Recentemente, por ocasião da Copa do Mundo FIFA de 2018, a espuma passou a ser verde e amarela, nas cores do uniforme da Seleção Brasileira de Futebol.
  • A Rádio Guaíba utiliza dois tipos de canopla. A primeira é um paralelepípedo verde com a inscrição "RÁDIO GUAÍBA" (em letras maiúsculas) em branco. A segunda é uma canopla triangular igual à da Record, mas com os dizeres Rádio Guaíba, escrito em preto com fundo branco e na ponta da canopla as cores da bandeira gaúcha.
  • A Rádio Sulina de Dom Pedrito usa uma canopla verde,com o logotipo da rádio nas quatro faces.
  • A cobertura esportiva da Globo/CBN (Futebol Globo no Rádio) usa uma canopla com as logomarcas das rádios.

Originalmente a composição da canopla é uma misturas de resinas de poliéster. O encaixe perfeito no microfone dá-se através da personalização da peça, sem necessidade de espumas. A recapagem da canopla, proporciona uma melhor adaptação no vídeo.

Atualmente, a maioria das canoplas é composta de acrílico, já que isso a torna leve, e possibilita a inserção de logotipos muito mais facilmente. E, também, as canoplas têm uma espuma por dentro, para que qualquer tipo de microfone encaixe perfeitamente. Recentemente, estações de rádio passaram a adotar espumas personalizadas, com as logomarcas estampadas, aposentando as tradicionais canoplas.

Fotos de Canoplas

[editar | editar código-fonte]

Há fotos de canoplas nos endereços abaixo:

Referências

  1. Vaquer, Gabriel. «Globo usa novas canoplas de microfones e reforça integração do jornalismo». Observatório da TV. Consultado em 16 de fevereiro de 2022 
  2. «Repórter da Globo em Manaus é afastado após testar positivo para Covid». Portal do Holanda. 13 de abril de 2020. Consultado em 16 de fevereiro de 2022 
  3. «Repórter do SporTV interrompe comentarista e vira assunto na web». Catraca Livre. 22 de janeiro de 2017. Consultado em 16 de fevereiro de 2022 
  4. «Record apresenta logomarca atualizada e moderna». R7.com. 6 de novembro de 2023. Consultado em 29 de fevereiro de 2024 
  5. Oliveira, Jefferson (12 de novembro de 2021). «Record TV muda microfone do jornalismo e integra portal de notícias». Alta Definição. Consultado em 16 de fevereiro de 2022 
  6. Vieira, Renan (19 de maio de 2020). «Record TV muda estética do microfone do jornalismo». Observatório da TV. Consultado em 26 de fevereiro de 2022 
  7. «RECORD e RECORD NEWS apresentam nova identidade visual». R7.com. 9 de novembro de 2023. Consultado em 29 de fevereiro de 2024