Cantautor – Wikipédia, a enciclopédia livre
Cantautor é um neologismo proveniente da união das palavras cantor e autor. O termo é utilizado no português europeu[1] para designar os artistas musicais que escrevem, compõem e cantam seu próprio material, incluindo letra e melodia. Eles geralmente fornecem o acompanhamento musical de todas suas composições, tipicamente com o uso de um violão ou piano. Vários músicos renomados também escrevem apenas a letra ou a melodia (como Elton John) de suas próprias canções, mas são chamados apenas de cantores.
Geralmente o termo cantautor indica artistas de caráter popular e é comum que as letras das canções dos cantautores tratem de temas sociais, políticos ou cotidianos.
No Brasil, o termo não é difundido e não pode ser encontrado no vocabulário do site da Academia Brasileira de Letras,[2] sendo utilizado em seu lugar o termo "cantor-compositor".
A tradição dos cantautores é forte em países como Itália[carece de fontes] (terra de Fabrizio De André, Lucio Dalla, Mango), França (Georges Brassens, Léo Ferré), Estados Unidos (Woody Guthrie, Pete Seeger, Bob Dylan e Bruce Springsteen), Canadá (Leonard Cohen, Joni Mitchell, Lara Fabian), Brasil (Marina Sena, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Chico Buarque, Tom Jobim, Cartola e Nelson Ned), Portugal (José Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Fausto Bordalo Dias, António Manuel Ribeiro, B Fachada), entre outros.
Referências
- ↑ S.A, Priberam Informática. «cantautor». Dicionário Priberam. Consultado em 29 de março de 2021
- ↑ academia.org.br