Carnatal – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas. |
As referências deste artigo necessitam de formatação. (Fevereiro de 2022) |
Este artigo ou parte de seu texto pode não ser de natureza enciclopédica. (Julho de 2019) |
Carnatal | |
---|---|
'A Micareta do Brasil!' | |
Período de atividade | 1991 - atualmente |
Fundador(es) | Destaque Promoções e Eventos |
Local(is) | Natal, Rio Grande do Norte |
Data(s) | dezembro (anualmente) |
Página oficial | www.carnatal.com.br |
O Carnatal é o carnaval fora de época da cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, Brasil.[1][2][3][4][5][6][7] Realizado anualmente no começo do mês de dezembro, ele é organizado na Praça de Eventos da Arena das Dunas. Está no Guinness Book como o maior carnaval fora de época do mundo,[2] reunindo cerca de um milhão de pessoas nos seus quatro dias de festa.[8][9] Em 2020, o evento será realizado de 3 a 6 de dezembro.
História
[editar | editar código-fonte]O primeiro Carnatal ocorreu no ano de 1991 e foi realizado no centro da cidade, com apenas 3 blocos, entre eles o Bloco Caju, animados por Netinho, Banda Mel e Banda Cheiro de Amor. No circuito, havia 12 camarotes e nenhuma arquibancada. No ano de 1992 é criado o bloco Burro Elétrico, formado pelos jornalistas que cobrem o evento, o bloco Bicho Papão sai pela primeira vez com a banda mel e a banda Asa de Águia com o bloco Jerimum chegam para ficar. Em 1993 a estrutura era maior, com a adição das arquibancadas ao lado do ginásio Palácio dos Esportes e a novidade foi a criação do bloco Nana Banana animado pelo Chiclete com Banana. E a chegada do cantor Ricardo Chaves puxando o Bloco Bicho Papão.
A festa cresceu e, devido a reivindicações de moradores do bairro, teve que ser transferida para o largo do estádio Machadão em 1994, onde foram montados 525 camarotes. Nesse ano já eram 14 blocos e mais de 50 mil foliões. Nos anos seguintes a estrutura continuou a mesma com acréscimos de mais blocos. No ano de 1997, o Carnatal teve a participação de um bloco puxado pelo grupo É o Tchan!, que tinha destacado espaço na mídia, o que contribuiu para divulgação do evento. Em 1999 o Carnatal foi a maior festa das comemorações dos 400 anos da cidade de Natal, foram 10 blocos animados pelos principais artistas da música baiana.
No ano 2000 o evento trouxe pela primeira vez a banda Harmonia do Samba e o rock invadiu o evento com a apresentação da banda Jota Quest. Neste ano, a cantora Daniela Mercury anunciou que não puxaria mais blocos de trio, sendo sua última micareta, porém voltando em 2002 para dividir o trio com Ricardo Chaves. Em 2001, a cantora Ivete Sangalo volta ao Carnatal depois de sair da Banda Eva. No Carnatal 2002, além da volta de Daniela Mercury, outra novidade foi a estreia da banda Babado Novo no bloco Caju. Em 2003 e 2004 o evento continuou trazendo muitas atrações em diferentes blocos. No Carnatal 2005, a grande novidade foi a estreia do bloco Cerveja & Coco, parceria entre Ivete Sangalo e Asa de Aguia.
O Carnatal consolidou-se como o principal evento do calendário turístico de Natal. Em 2010 compõe-se de 10 blocos, tais como puxados por bandas e cantores de axé music como também artistas potiguares e bandas de forró que fazem dessa micareta a maior do país.
Até o ano de 2010, o local do início do percurso fica na Avenida Lima e Silva com a Avenida Prudente de Moraes (largo do Estádio Machadão), no bairro Lagoa Nova. De lá, saia os trios, seguidos pelos foliões, para um percurso de cerca de 3,0 km.[10]
Mas, com o início das obras da Arena das Dunas, novo estádio para a Copa do Mundo 2014 fez com que o percurso fosse modificado no ano de 2011. Então, o Carnatal 2011 ocorreu no mesmo local com algumas modificações o início do percurso continuou sendo na Av. Prudente de Moraes, mas o ponto de largada dos blocos foi ao lado do autódromo, no sentido zona sul-centro, em vez da antiga rotatória, sem a presença do antigo corredor da folia.[11]
Em 2013, o Carnatal teve um percurso e local provisório devido obras de mobilidade urbana; assim, o percurso dos trios elétricos invadiu o Parque Aristófanes Fernandes, já em Parnamirim, região metropolitana de Natal.[12]
Em 2014, o evento voltou para seu local onde se consagrou, sendo realizado na Área Externa da Arena das Dunas, num formato indoor assim como o ano anterior.
Blocos
[editar | editar código-fonte]O Carnatal em sua edição 2022 conta com as seguintes atrações:
- Largadinho (O bloco Caju, tradicional do evento, ganha novo nome e a mesma energia da Claudia Leitte)
- Vumbora?! (Sexta à sábado na avenida, o VUMBORA?! tem como astro o Bell Marques em carreira solo.)
- Bicho (Conhecido como o rei da festa, Ricardo Chaves foi a avenida no domingo da micareta.)
- Vem com o Gigante (Embalado pelo pagode baiano, o bloco traz Léo Santana.)
- Hype (O bloco estreante no evento trás como atrações os cantores Felipe Amorin e Nattan)
- Village (O bloco que veio pela primeira vez ao Carnatal, foi puxado pela energia indiscutível da Ivete Sangalo.)
- Bloco da Anitta (Em seu segundo ano o bloco trás a badalada cantora Anitta e todos seus hits).
A comercialização dos abadás de todos os blocos é feita no site do Eventbrite e na Central do Carnatal, um espaço que além da venda dos abadás, é responsável por todos os assuntos pendentes ao Carnatal junto aos clientes. A central fica no Natal Shopping, onde na sede não só são vendidas os abadás mas como outros ingressos para eventos promovidos pela Destaque Promoções e Eventos.
Controvérsia
[editar | editar código-fonte]Em 2002 foi imposto um limite nos horários ao Carnatal, fazendo com que o evento começasse e terminasse mais cedo, de forma a evitar o desenrolar do mesmo até a madrugada. Em 2004, a Promotoria de Meio Ambiente solicitou a redução dos horários do Carnatal, alegando a problemática da poluição sonora e interdição das ruas, danosas aos moradores e comerciantes da região.[13] O pedido, entretanto, foi negado pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, e os horários permaneceram os normais.
Com todos esses fatos, em 2007 a empresa organizadora requisitou ao governo um aumento do efetivo de policiais nas ruas durante o evento; como resultado foi criada a Delegacia do Carnatal e foram disponibilizadas ambulâncias do SAMU para atendimento aos foliões. A empresa organizadora também fez um acordo com a prefeitura para a proteção dos canteiros das avenidas e cercou alguns deles com grades — entretanto, os canteiros não-protegidos foram completamente destruídos,[14] e reeconstruídos pela empresa após o evento.
Sobre o Carnatal, Jansen Sanders do site Carnasite (site especializado em micaretas) citou: "É uma das mais bem organizadas".[15]
Camarote Skol beats
[editar | editar código-fonte]O Camarote Skol Beats vem encantando potiguares e turistas e se tornando cada vez mais um destaque no Carnatal. Com localização privilegiada, além de uma superestrutura, o Camarote Skol Beats conta com a maior fachada superview da avenida, que garante uma ampla visibilidade dos trios, além de ser parada obrigatória dos artistas durante o desfile no percurso.
O folião do Camarote Skol Beats ainda desfruta do serviço Open Bar Premium, com Cerveja Skol, Whisky Red Label, Gin Tanqueray, Vodka Ketel One, Refrigerantes e água mineral. Sem mencionar, os shows exclusivos que fazem a festa dentro do camarote durante os quatros dias de folia. Tem a localização privilegiada com a varanda para o corredor da folia e uma estrutura com banheiros, bares e praça de alimentação exclusiva.⠀
Arquibancada
[editar | editar código-fonte]Arquibancada já é tradição no Carnatal e em 2018 a festa continua A energia das arquibancadas é uma atração a parte dentro do Carnatal e deixa a folia ainda mais bonita! Tradicionalmente este é um espaço democrático que abrange todas as tribos que curtem o Carnatal. A galera que vai para este setor, curte a folia com visão privilegiada para os trios que passam no corredor da folia, com conforto e segurança, sem perder nenhum momento. E em 2018, os foliões da arquibancada terão acesso à arena de shows com artistas locais incríveis e nacionais. Ou seja, a festa não acaba na segunda volta dos trios!
Estação Skol
[editar | editar código-fonte]Em 2018, o Carnatal promete muitas emoções e uma festa que não termina quando acaba. A organização do evento está preparando uma grande festa na Estação Skol! Todos os foliões que adquirirem seu abadá para qualquer bloco ou o ingresso para a arquibancada terão acesso a esta área!
Mas, afinal, no que consiste a Estação Skol? Trata-se de uma estrutura com palco em 360º, praça de alimentação, bandas e DJ's, tudo isso dando continuidade a festa após as duas voltas dos blocos no corredor da folia.
Essa experiência inédita, em que todos estarão juntos e misturados, trará atrações especiais ao palco 360º, são elas: Pedro Luccas (quinta-feira), Fit Dance (sexta-feira), Banda Jammil (sábado) e Bruno Stein (domingo).
Não perca esta festa, o Carnatal termina na Estação Skol.
Carnatal e a Copa
[editar | editar código-fonte]Desde 1994 que o Carnatal é realizado no entorno do estádio Machadão. Em 2009, Natal foi escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014. O projeto consiste na demolição do atual Machadão e a construção da nova Arena das Dunas. Especulava-se que o Carnatal teria que ser transferido para outra área da cidade.[16] Especulava-se transferi-lo para a Via Costeira, ou pro Prolongamento da Avenida Prudente de Morais, ou ainda para o bairro de Cidade Verde (no município vizinho, em Parnamirim).[17] Existia uma vertente que já falava em um Carnatal fechado no estilo Indoor[18] e muitos já criticam a opção, pois consideram que a festa deve ser na rua.[17]
Mas, no dia 6 de junho de 2010 foi anunciado que o Carnatal 2010 iria continuar no entorno do Machadão, o que se confirmou, pois o mesmo só será interditado definitivamente para demolição em 2011.[19][20]. Assim, a Destaque Promoções e Eventos confirmou que o Carnatal seia realizado nos próximos anos na área, mas com as devidas adaptações seguindo o andamento das obras. Então, Carnatal 2011 ocorreu no mesmo local com algumas modificações, o início do percurso continuou sendo na Av. Prudente de Moraes, mas o ponto de largada dos blocos foi ao lado do autódromo, no sentido zona sul-centro, em vez da antiga rotatória, sem a presença do antigo corredor da folia.
Referências
- ↑ Carnasite.com.br http://www.carnasite.com.br/v4/noticias/noticia.asp?CodNot=11295 Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ a b «GloboEsporte, 24.08.2007: Carnatal, arma potiguar para sediar a Copa». Globoesporte.globo.com
- ↑ Carnatal.com.br http://www.carnatal.com.br/sobre_o_evento/ Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ Carnatal.com.br http://www.carnatal.com.br/novidades/carnatal_e_eleita_a_melhor_micareta_do_brasil/2847/ Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ Tvpontanegra.com.br http://www.tvpontanegra.com.br/60_noticia.asp?ID=20104 Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ Pingado.terra.com.br http://pingado.terra.com.br/noticias/30003/hotelaria/piramide-natal-oferece-precos-para-o-carnatal.html Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ Intravel.com.br http://www.intravel.com.br/controle.asp?acao=roteiro&acesso=menu&cat=30&subcat=146&roteiro=2728 Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ Fernanda Zauli (8 de dezembro de 2014). «Ivete Sangalo comanda a festa na última noite do Carnatal». G1.globo.com
- ↑ Nadjara Martins (7 de dezembro de 2014). «Carnatal é encerrado com três blocos e volta "extra" no corredor». TribunaDoNorte.com.br/
- ↑ Revistaturismo.com.br http://www.revistaturismo.com.br/passeios/carnatal.htm Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ Noitebacana.com http://www.noitebacana.com/article/carnatal-2011.html Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2013/10/destaque-lanca-oficialmente-novo-percurso-do-carnatal-2013.html Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ Mp.rn.gov.br http://www.mp.rn.gov.br/imprensa.asp?cod=42 Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ Tribunadonorte.com.br http://tribunadonorte.com.br/noticia.php?id=60238 Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ 45graus.com.br http://www.45graus.com.br/blogdasestrelas/34395/confira_a_lista_das_melhores_micaretas_do_brasil.html Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ Tribunadonorte.com.br http://tribunadonorte.com.br/noticia/carnatal-2010-podera-ser-mantido-no-entorno-do-machadao/133989 Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ a b Noticiasdorn.com.br http://www.noticiasdorn.com.br/2009/12/fim-do-carnatal-e-inicio-da-polemica.html Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ Carnasite.com.br http://www.carnasite.com.br/v4/noticias/noticia.asp?CodNot=11266 Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ Nominuto.com http://www.nominuto.com/noticias/cidades/carnatal-deste-ano-vai-permanecer-no-entorno-do-machadao/54154/ Em falta ou vazio
|título=
(ajuda) - ↑ Blog.tribunadonorte.com.br http://blog.tribunadonorte.com.br/ricardo/carnatal-derruba-fifa-machadao-so-cai-em-2011/55798 Em falta ou vazio
|título=
(ajuda)