Comité Olímpico Sueco – Wikipédia, a enciclopédia livre

Sede do Comité Olímpico no Estádio Olímpico de Estocolmo.

O Comité Olímpico da Suécia (em sueco: Sveriges Olympiska Kommitté) é a primeira autoridade desportiva na Suécia no que diz respeito aos Jogos Olímpicos.

Está composto por 35 associações nacionais de desportos olímpicos e 12 associações de desportos reconhecidos. A cada quatro anos elege-se um comité executivo cuja tarefa primordial é o apoio dos atletas suecos para preparar a sua participação nos Jogos Olímpicos. O comité encarrega-se de arrecadar e distribuir os fundos entre as associações e da organização de cursos e eventos nacionais.

  • Membros actuais (ano 2005): Stefan Lindeberg (presidente), Björn Rosengren (vice-presidente), Tomas Gustafson (vice-presidente), Kerstin Bodin, Per-Axel Eriksson, Carin Nilsson-Green, Lennart Pettersson, Ann-Louise Skoglund, Carl-Erik Ståhlberg.
  • Representantes ante o Comité Olímpico Internacional (COI): Gunilla Lindberg e Arne Ljungqvist.

O primeiro comité olímpico sueco fundou-se em 1905, para preparar a representação da Suécia nos Jogos Intercalados de 1906. Foi presidido pelo Coronel Viktor G. Balck e dissolveu-se ao finalizar os Jogos. Outros comités foram organizados para a cada olímpiada e para a preparação dos Jogos Olímpicos de Verão de 1912.[1]

O comité actual foi fundado em 1913 e seus actuais estatutos foram aprovados em 1997.[1]

Presidentes do Comité Olímpico da Suécia

[editar | editar código-fonte]

Fontes:[2]

Referências

  1. a b «The Swedish Olympic Committee» (em inglês). Swedish Olympic Committee. Consultado em 24 de fevereiro de 2021 
  2. Executive Board