Densímetro – Wikipédia, a enciclopédia livre
Densímetro é um aparato que tem por objetivo medir a massa específica (também chamada densidade) de líquidos[1]. O densímetro foi inventado por Hipátia, grande matemática e filósofa neoplatônica[2].
Uma das utilidades do densímetro é inferir propriedades dos líquidos através da inspeção de sua massa específica, principalmente quando os líquidos são misturas de substâncias. Nestes casos é possível inferir se a composição da mistura é a esperada ou não a partir do valor esperado para a massa específica da mistura.
Concepção
[editar | editar código-fonte]Existem várias maneiras de conceber este aparato, sendo que em uma das formas mais comuns se apresenta como um tubo de vidro longo fechado em ambas as extremidades. Este tubo é mais largo em sua parte inferior e possui uma gradação na parte mais estreita.
Todo o aparato deve ser imerso em um recipiente cheio do líquido do qual se deseja conhecer a massa específica até que ele possa flutuar livremente. A leitura é realizada observando em que marca da gradação fica posicionada a superfície do líquido.
Princípio físico
[editar | editar código-fonte]O densímetro faz uso do princípio do empuxo descoberto por Arquimedes. O empuxo é a força que provoca a flutuação dos corpos nos líquidos, sendo proporcional a densidade ρ, ao volume do corpo V e a aceleração da gravidade g dado pela relação:
Por causa desta relação de proporcionalidade é possível descobrir a densidade dado que a aceleração da gravidade é conhecida e constante, o volume do densímetro também é conhecido e constante assim como a força de empuxo que na flutuação iguala a força peso.
Nomes comerciais
[editar | editar código-fonte]Dependendo da aplicação dada ao densímetro ele pode possuir outros nomes. É conhecido como alcoolômetro quando é destinado a medir o teor de álcool em uma solução de água e álcool[3]. Também é conhecido como lactômetro ou galactômetro quando se destina a medir a densidade do leite[4].
Análise de combustíveis
[editar | editar código-fonte]No Brasil os densímetros são instalados em bombas de combustível para que o consumidor possa averiguar a qualidade do mesmo. Em geral são utilizados para verificar se a quantidade de água no álcool hidratado está dentro das especificações[5][6]. A solução de álcool hidratado deve conter 5% de água, mas pode ser facilmente adulterada adicionando mais água pois o etanol é facilmente miscível com a água.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ «Como funciona o densímetro?». Superinteressante. Consultado em 24 de agosto de 2011. Arquivado do original em 24 de março de 2009
- ↑ «A guardiã da Tecnologia da Informação - 1». NE10. 1 de março de 2011. Consultado em 24 de agosto de 2011[ligação inativa]
- ↑ «Alcoolômetro». Ciência à mão. Consultado em 24 de agosto de 2011
- ↑ «galactômetro». Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Consultado em 24 de agosto de 2011
- ↑ «Testes de aferição e qualidade». Sindcombustíveis AL. Consultado em 24 de agosto de 2011. Arquivado do original em 6 de março de 2011
- ↑ «Consumidor pode exigir teste de qualidade de combustível». 19 de agosto de 2009. Consultado em 24 de agosto de 2011