Don Drácula – Wikipédia, a enciclopédia livre

Don Drácula
ドン・ドラキュラ
(Don Dorakyura)
Gêneros Comédia de terror
Mangá
Escrito e ilustrado por Osamu Tezuka
Editoração Japão Akita Shoten
Editoração lusófona Brasil NewPOP Editora[1]
Revistas Japão Weekly Shōnen Champion
Demografia Shōnen
Período de publicação 28 de maio de 197910 de dezembro de 1979
Volumes 3
Anime
Direção Osamu Tezuka
Estúdio de animação Tezuka Productions
Emissoras de televisão Japão TV Tokyo
Período de exibição 5 de abril de 198226 de abril de 1982
Episódios 8
Portal Animangá

Don Drácula (ドン・ドラキュラ Don Dorakyura?) é um mangá que surgiu nas páginas da Weekly Shōnen Champion substituindo Black Jack. Don Drácula foi planejado para ser um anime de 26 episódios, mas apenas oito foram completados, e somente quatro deles foram levados ao ar no Japão porque a agência de publicidade encarregada do anime entrou em falência.

Don Drácula e sua filha Sangria (nome alterado na dublagem brasileira)/Chocola (nome na dublagem original), junto de seu servo Igor, mudam-se para o Japão fugindo dos caçadores de vampiros. Mas um dos caçadores, o holandês Professor Gabriel Von Helsing, descobre seu novo esconderijo e pretende destruí-lo a qualquer custo.

O desenho captura bem o estilo comédia típico do final dos anos 70, com o Don Drácula aprontando altas presepadas pelo Japão. A primeira mulher de quem ele chupa o sangue é uma mulher chamada Blonda, que depois o persegue pelos episódios seguintes. São clássicas suas cenas caindo nas baladinhas japonesas e babando pelas mulheres jovens e bonitas. O Professor Von Helsing, que sempre que está por perto na tentativa de capturar o vampiro, tem crises terríveis de hérnia, geralmente quando fica nervoso por pressentir que Don Drácula está próximo.

  • Drácula - o conde Drácula, que se muda para o Japão para fugir de Van Helsing. Adora mulheres bonitas e seu cabelo parece funcionar como um radar para localizá-las. Como todo vampiro, odeia alho e cruzes (embora amaldiçoe o diabo) e não pode chegar perto de água, embora possa se ver em espelhos. Se exposto ao sol, vira cinzas, mas pode reviver através de uma fórmula especial que leva cola, sangue e pó. É muito atrapalhado e vive fazendo bobagens.
  • Professor Gabriel Van Helsing - o caçador de vampiros. Veio da Holanda e se instala como professor de artes na escola de Sangria. Toda vez que está perto de matar Drácula, tem um desarranjo intestinal que o obriga a correr ao banheiro mais próximo.
  • Sangria/Chocola - a filha do Drácula. É muito responsável e quase sempre é ela quem salva o pai das encrencas. Gosta de viver, estudar e de se divertir como uma garota normal. Como filha de vampira, odeia cruzes e alho, mas a água não a afeta e por ter sangue da mãe que é outro tipo de vampiro, na qual investem de poder se transformar em morcego, se transformar em lobo, tem as orelhas pontudas, semelhantes às de seu pai, embora não tenha o tom de pele cadavérico como ele. Também pode se ver em espelhos. Fica com o cabelo em pé quando está nervosa, assustada ou surpresa.
  • Igor - empregado de Drácula. É muito dedicado a seu patrão e cuida dele e de Sangria, a quem considera como uma filha. Nem sempre concorda com as ordens de seu mestre. Usa o tapa-olho só como enfeite, pois tem os dois olhos funcionais.
  • Blonda - a mulher que quer que Drácula sugue seu sangue, mas de mulher feia Drácula foge mais que da cruz. Com o passado de uma jovem magra de elite que acaba se casando com um jovem que fez um pacto com o diabo onde ele seria esperto mas após 3 anos ele teria que pagar com sua alma. Com o tempo ele a tratou tão mal que ela fugiu pro Japão a onde ficou gorda de tanto comer massa chinesa no bar na qual trabalhava.
  • Nobuiko - primeiro amigo de Sangria na escola. É o líder o clube de ficção científica da escola, da qual Sangria, que gosta muito dele, faz parte.
  • Yasu (Komori Yasube) - o morcego narrador da história. Gosta muito de Drácula e Sangria e quando pode os ajuda. Ele é um personagem exclusivo do anime.
  • Murai - inspetor chefe da polícia metropolitana do Japão. Tem o péssimo hábito de ficar dando tiros a esmo quando está estressado ou irritado com alguma coisa.
  • Carmella - personagem exclusiva do mangá, é a mãe da Sangria. É uma mulher que sofre de licantropia (a maldição do lobisomem) e foi casada com Drácula, mas se divorciaram por Drácula se opor a ela não escolher que tipo de sangue tomar, ficar com ciúmes ao descobrir que ele estava tomando sangue de virgem, e acima de tudo acabar ensinando Sangria a matar humanos. Porém no anime, aparenta que ela morreu doente. Só mostrando que está viva em um capitulo do mangá.

Dublagem brasileira

[editar | editar código-fonte]

A dublagem brasileira foi feita no Rio de Janeiro pela Rede Telecine. [2]

Personagem Dublador brasileiro Brasil
Don Drácula Paulo Pinheiro
Van Helsing Ayrton Cardoso
Sangria Miriam Ficher
Igor Walmir Gonçalves Barbosa
Blonda Neyda Rodrigues
Nobuiko Orlando Viggiani
Yasu Henrique Ogalla
Murai Antônio Patiño
Carmella Isaura Gomes

O desenho foi exibido no Brasil em 1984 no Clube da Criança da Rede Manchete e em 1994 no Tudo por Brinquedo da CNT.[3] [4]

Referências

  1. «Don Drácula É o Novo Mangá Da NewPOP». JBox. 20 de outubro de 2014. Consultado em 20 de outubro de 2014 
  2. «Por Dentro da Dublagem» 
  3. A História de Don Drácula no Brasil
  4. Don Drácula Arquivado em 21 de dezembro de 2014, no Wayback Machine. (em português)

Ligações Externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.