Educação na França – Wikipédia, a enciclopédia livre
A educação na França é pública e laica da Maternelle ao Lycée. A escolaridade é obrigatória dos 6 aos 16 anos e o sistema de educação é centralizado e controlado pelo ministério da educação francês, cujo orçamento é o mais alto de todos os ministérios.
O sistema educacional da França é subdividido em cinco diferentes níveis:
- École Maternelle (pré-escola, de 2 a 5 anos); Petite, Moyenne et Grande Section
- École Primaire ou Élementaire (5 primeiros anos do ensino fundamental, de 6 a 10 anos); CP, CE1, CE2, CM1 e CM2
- Collège (4 últimos anos do ensino fundamental, entre 11 e 14 anos); 6ème, 5ème, 4ème et 3ème.
- Lycée (Ensino médio, entre 15 e 17 anos, podendo se estender até os 18 anos); Seconde, Première et Terminale. Em seguida vem os exames nacionais: o BAC (Baccalauréat), BEP (Le Brevet) ou então o CAP (Le certificat d'aptitude professionnelle). Também existe a possibilidade fazer uma formação técnica passando os exames: BTS (Le brevet de technicien supérieur), CPGE (les classes préparatoires aux grandes écoles) e as classes preparatórias do DCG ( le diplôme de comptabilité et de gestion), na grande maioria das vezes essas opções passam pelo Lycée.
- Université (Universidade).
As férias de verão, as mais longas do ano, acontecem de julho a agosto para os estudantes do (Lycée), e de julho a setembro para os universitários. As férias de Natal duram aproximadamente 15 dias. Há outras férias curtas ou feriados cujas datas variam dependendo na zona em que a escola se encontra (Zona A, B e C). Existem três zonas de feriados e férias, e as datas variam a cada ano. Normalmente são aproximadamente15 dias em setembro/outubro (vacances de la Toussaint), 15 em dezembro/janeiro (vacance deNoël), aproximadamente 15 dias em fevereiro/março (vacances d'hiver), aproximadamente 15 dias em abril/maio (vacances de printemps ou Pâques). Sendo assim, a cada 2 meses aproximadamente os alunos tem pequenas férias no decorrer do ano.
O sistema educativo francês passou por várias evoluções através da história, a educação teve sujeita a desafios políticos, ideológicos e económicos, que contribuem para a sua história. Estas evoluções não foram contínuas, mas a evolução da educação é marcada pelo acesso cada vez mais largo ao ensino, desde o antigo regime até aos nossos dias, por considerações económicas, sociais e por debates sobre a liberdade de ensino e a laicidade.
Ver também
[editar | editar código-fonte]- Educação
- França
- Universidade na França