Elisa Costa – Wikipédia, a enciclopédia livre

Elisa Costa
Elisa Costa
Elisa em 2010, durante campanha eleitoral.
Subsecretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais
Período 8 de junho de 2017
a 31 de dezembro de 2018
Governador Fernando Pimentel
Prefeita de Governador Valadares
Período 1 de janeiro de 2009
a 1 de janeiro de 2017
Antecessor(a) José Bonifácio Mourão
Dados pessoais
Nascimento 28 de fevereiro de 1958 (66 anos)
João Neiva
Partido PT
Profissão Engenheira

Elisa Maria Costa (João Neiva, 28 de Fevereiro de 1958), é uma política brasileira filiada aos quadros do Partido dos Trabalhadores (PT).

Elisa Costa foi eleita vereadora, por dois mandatos, para a Câmara Municipal de Governador Valadares, em Minas Gerais. Posteriormente foi eleita deputada estadual em Minas Gerais. Engenheira Civil por formação, iniciou sua vida política nos movimentos eclesial, estudantil e sindical. Ela foi profissional técnica da ARDOCE, com sede em Governador Valadares, e no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em Brasília. Foi assessora do ministro Patrus Ananias. Entre suas atuações está sua contribuição efetiva para a implantação do festejado Bolsa Família.

Em 5 de outubro de 2008, Elisa Costa foi eleita prefeita municipal de Governador Valadares com o expressivo número de 68.059 votos[1], tendo vencido o prefeito José Bonifácio Mourão, cujo partido é o PSDB.

Elisa Costa fez como prefeita, grandes investimentos em educação , como, a Universidade Federal, Escola em Tempo e Formação Integral e Instituto de Tecnologia. Reformou e ampliou o Hospital Municipal. Construiu mais UBS e a UPA 24h. Trouxe grandes empresas que juntas empregaram mais de 5.000 trabalhadores. Construiu moradias mais de 2.000 famílias, em parceria com o Governo Federal. A Vila Olímpica (construída, já que Valadares será sub-sede das Olimpíadas de 2016), o Parque Municipal e os complexos esportivos nos bairros mais pobres da cidade também foram obras do mandato de Elisa Costa. Foram também revitalizados 30 bairros. O mandato de Elisa também foi marcado por uma crise financeira da Prefeitura, chegando a ser cogitada várias vezes a suspensão do pagamento do 13º salario dos funcionários públicos.

Nas eleições de 2012, Elisa foi candidata a reeleição. Começou nas pesquisas em 3º lugar, atrás do ex-prefeito Rui Moreira (PSB) e do ex-vice-prefeito Augusto Barbosa (PSDB), a frente apenas do empresário André Merlo (PDT). Na reta final da campanha, Elisa já liderava todas as pesquisas. Venceu as eleições com 46.158 votos (32,21%). Elisa iniciou seu segundo mandado em 2013, e continuou e ampliou as políticas que havia construído durante o 1º mandato.

Elisa foi nomeada subsecretária de desenvolvimento econômico do estado de Minas Gerais em junho de 2017.[2]


Precedido por
José Bonifácio Mourão
Prefeita de Governador Valadares
20092017
Sucedido por
André Merlo (PSDB)

Referências

  1. «Elisa Costa é eleita prefeita de Governador Valadares (MG) com 49,09%». 6 de outubro de 2008 
  2. Juliana Cipriani (8 de junho de 2017). «Ex-prefeita de Governador Valadares ganha cargo no governo de Minas». Estado de Minas. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 

http://www.valadares.mg.gov.br/current/noticias/2895-pesquisa_sobre_a_escola_de_tempo_integral_em_valadares_sera_apresentada_nesta_sexta

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]