Ernest Marsden – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ernest Marsden
Ernest Marsden
Conhecido(a) por Experimento de Geiger-Marsden
Nascimento 19 de fevereiro de 1889
Rishton
Morte 15 de dezembro de 1970 (81 anos)
Wellington
Orientador(es)(as) Ernest Rutherford
Campo(s) Física

Ernest Marsden FRS (Rishton, 19 de fevereiro de 1889Wellington, 15 de dezembro de 1970) foi um físico inglês que viveu a maior parte de sua vida na Nova Zelândia.

Em 1909, quando ainda era aluno de graduação, participou do que ficou conhecido como experimento de Geiger-Marsden, também chamado de experimento da folha de ouro, que consistiu numa experiência científica realizada junto com Hans Geiger, com o objetivo de investigar a estrutura do átomo. O experimento foi realizado sob a supervisão de Rutherford nos laboratórios de Física da Universidade de Manchester, no Reino Unido. Em 1915 estabeleceu-se na Universidade Victoria de Wellington na Nova Zelândia, recomendado por Rutherford.

Durante a Primeira Guerra Mundial Marsden serviu na França no Corpo Real de Engenharia, recebendo a Cruz Militar. Após a guerra tornou-se um dos principais físicos da Nova Zelândia, fundando o Department of Scientific and Industrial Research em 1926 e organizando suas investigações particularmente na área da agricultura. Durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou em pesquisas sobre o radar.

Marsden foi eleito membro da Royal Society em 1946, foi presidente da Sociedade Real da Nova Zelândia em 1947, apresentou a Palestra Rutherford de 1948, tornando-se sir em 1958. O Fundo Marsden para pesquisa básica na Nova Zelândia foi estabelecido em 1994. A Universidade Massey batizou um de seus maiores anfiteatros com seu nome.[1]

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) físico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.