Escada – Wikipédia, a enciclopédia livre
Nota: Para outros significados, veja Escada (desambiguação).
Uma escada (do baixo-latim scalata) é uma construção formada por uma série de degraus, destinada a ligar locais com diferenças de nível.[1]
Componentes e terminologia
[editar | editar código-fonte]O degrau é composto do passo e do eretor.
- passo, cobertor ou piso - a lâmina horizontal do degrau que é pisada. O comprimento do passo é medido desde a margem externa do degrau ao "eretor" vertical entre degraus. O passo do degrau deve ser de 1/6 da estatura média das pessoas que a utilizarem.
- eretor ou espelho - A porção vertical do degrau entre degraus. Este pode estar ausente para um efeito de escada "aberta". A altura do "eretor" está baseada na estatura média das pessoas que utilizarão a escada, sendo definido pelas normas locais, porém esta altura deve ser próxima de 1/10 da estatura. O valor fica entre 16,0 centímetros e 18,5 centímetros.
O sistema de corrimão
[editar | editar código-fonte]A balaustrada é o sistema completo de corrimãos e estacas que impede as pessoas de cair sobre a borda.
Ergonomia e solicitação de código de construção
[editar | editar código-fonte]Ergonomicamente e por razões de segurança, as escadas precisam ter certas medidas em ordem para que as pessoas possam usá-las confortavelmente. Códigos de construção especificam certas medidas para que as escadas não fiquem muito íngremes ou estreitas.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 682.