Espaços de Hölder – Wikipédia, a enciclopédia livre
Em matemática, sobretudo na análise funcional e na teoria das equações diferenciais, os espaços de Hölder espaços vectoriais formados por funções contínuas que apresentam certas condições adicionais de regularidade. O espaço tem esse nome em homenagem ao matemático alemão Otto Hölder.
Mais do que simplesmente classes de regularidade, os espaços de Hölder por si mesmos possuem propriedades algébricas importantes: são espaços normados completos na métrica induzida por sua norma, ou seja, são espaços de Banach.
Definições
[editar | editar código-fonte]Seja um conjunto aberto e um número real. Uma função é dita Hölder-contínua com expoente se existir uma constante real tal que:
Em particular, observe que, para , o critério coincide com o de função Lipschitz contínua.
Nestas condições, podemos definir a -ésima semi-norma de Hölder como:
Além disso, perceba também que se for ainda uma função limitada em , então a norma do supremo está bem definida
Logo, a -ésima norma de Hölder é definida como
O espaço de Hölder consiste de todas as funções que pertencem ao espaço das funções k vezes continuamente diferenciáveis para as quais a norma
é finita, onde é um multi-índice cuja ordem é dada por e sua derivada de ordem é determinada por
Exemplos
[editar | editar código-fonte]A função definida em é Hölderiano para cada um .
Referências
[editar | editar código-fonte]- Lawrence C. Evans (1998). Partial Differential Equations. [S.l.]: American Mathematical Society, Providence. ISBN 0-8218-0772-2
- Gilbarg, D.; Trudinger, Neil (1983), Elliptic Partial Differential Equations of Second Order, ISBN 3-540-41160-7, New York: Springer.