Espantalho – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados de Espantalho ou O Espantalho, veja O Espantalho.
Espantalhos numa plantação de arroz no Japão

Espantalho é um boneco, feito de roupas velhas e chapéu, podendo ou não ser recheado com trapos, palha, estopa ou outros materiais. São colocados em meio a hortas ou plantações com o objetivo de espantar aves[1], simulando a presença do ser humano.

O uso do espantalho como meio de afugentar aves é relativamente antigo, e está presente em diversas culturas. Tem, contudo, o inconveniente de perder sua eficácia, dada a possibilidade de as aves terminam por habituarem-se com eles[2] ― sendo melhormente substituídos por equipamentos como, por exemplo, um dispositivo que simula o estampido de arma de fogo, através de um sistema de ar comprimido.

Referências

  1. «Espantalho evita que ataque de aves cause prejuízo na lavoura em MG». Globo Rural. 30 de março de 2012. Consultado em 2 de junho de 2016 
  2. «Outros métodos de proteção - Espantalhos». Cão de Gado. C. 2007. Consultado em 2 de junho de 2016. Arquivado do original em 6 de agosto de 2016 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.