Federação Paranaense de Montanhismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: "FEPAM" redireciona para este artigo. Para a entidade de proteção ao meio ambiente do Rio Grande do Sul, veja Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler.
Federação Paranaense de Montanhismo
(FEPAM)
Tipo Desportiva
Fundação 25 de setembro de 2002 (22 anos)
Propósito Montanhismo
Sede Curitiba,  Paraná ( Brasil)
Filiação CBME
Presidente Márcio Hoepers
Sítio oficial fepampr.org.br

A Federação Paranaense de Montanhismo (FEPAM) é um órgão que auxilia na organização e regulamentação do montanhismo no Paraná e é filiada à Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, que por sua vez é filiada a União Internacional das Associações de Alpinismo.

A Federação Paranaense de Montanhismo, também denominada e reconhecida pela sigla FEPAM, fundada em 25/09/2002, é a entidade de administração estadual do desporto de Montanhismo, integrante do Sistema Estadual e Nacional de Desporto, constituída na forma de associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter desportivo, ambiental e cultural e tempo de duração indeterminado, sendo constituída pelas entidades que praticam ou venham a praticar atividades relacionadas ao Montanhismo e que venham a se tornar filiadas.

A FEPAM originou-se do Movimento Pró-Parque da Serra da Baitaca, criado em 1º de Maio de 1999. Seu objetivo inicial, era unir as várias entidades não governamentais interessadas na preservação deste importante ecossistema e com estas participações, colaborou-se para a criação do Parque Estadual da Serra da Baitaca, sobre o decreto nº 5765/02.

Com passar dos tempos foram surgindo ideias e sugestões a fim de melhorar ainda mais as reuniões e debates, e percebeu-se da necessidade de criar um órgão pelo qual viria a ter maior representatividade, congregando os interesses em comuns como o montanhismo, escalada e meio ambiente em geral.

Aproveitando o elevado nível dos debates, em 30 de julho de 2002 organizou-se a 1ª Semana da Montanha do Paraná, realizada no Auditório da Secretaria Estadual da Cultura e sobre várias programações o evento não pode deixar de ser um sucesso.

Dentre os convidados, estavam o Clube Paranaense de Montanhismo – CPM, Associação Montanhistas de Cristo – AMC, Corpo de Socorro em Montanha – COSMO, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem – SPVS, AMA Baitaca e as empresas: Academia Campo Base, Jaguati, Marumby Montanhismo, Estilo Aventura e Garra Patas.

No 3º dia do evento, reservou-se espaço para que os participantes pudessem expor suas ideias e quais seriam as necessidades de uma Federação de Montanhismo. Como Entidade de Administração Estadual do Desporto de Montanhismo, integrante do Sistema Estadual de Desporto, com sede e foro em Curitiba – PR, em 25 de setembro de 2002, é fundada a FEPAM.

Tendo como seus fundadores o Clube Paranaense de Montanhismo – CPM, Associação de Escalada Esportiva do Paraná – AEEP, Associação Montanhistas de Cristo – AMC e a Associação de Guias Marumbi (Águias Marumbi).

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre desporto/esporte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.