Fernandel – Wikipédia, a enciclopédia livre

Fernandel
Fernandel
Fernandel em 1937
Nome completo Fernand Joseph Désiré Contandin
Nascimento 8 de maio de 1903
Marselha,  França
Morte 26 de fevereiro de 1971 (67 anos)
Paris, França
Ocupação cantor, ator

Fernand Joseph Désiré Contandin (Marselha, 8 de maio de 1903Paris, 26 de fevereiro de 1971) foi um cantor e actor francês.[1]

Nascido em Marselha, a sua carreira começou nos palcos de varieté do sul de França e a cantar com o seu irmão[2] para os feridos da Primeira Guerra Mundial. Em 1928, depois de grande sucesso em Marselha, mudou-se para Paris, onde o descobriu para o cinema o dramaturgo Sacha Guitry.

A fama internacional foi conseguida pelo personagem Don Camilo,[3] protagonista dos livros do mesmo nome de Giovanni Guareschi.

Em 1949 o fotógrafo Philippe Halsman publicou um livro de fotos de Fernandel, The Frenchman (O francês), uma entrevista em que Halsman faz perguntas (como "Como você gosta da América?", "O que você prefere abrir mão - mulheres ou alho?", "Você sabe que a castidade fortalece seus poderes mentais?" e " Você não acha que a superioridade da arte moderna se baseia no fato de que, ao recuar para o reino da irrealidade, ela invade a esfera da libido do inconsciente?"). A resposta de Fernandel a cada pergunta é na forma de uma foto de página inteira, mostrando sua expressão facial.[4]

O seu sucesso durou de 1930 até à sua morte em 1971. Participou em mais de cem filmes e foi um dos comediantes mais famosos e queridos de França.

Filmografia Parcial

[editar | editar código-fonte]

Don Camillo et les contestataires de Christian-Jaque - A filmagem (entre julho e agosto 1970 em Brescia) não foi acabada devido à doença de Fernandel; a produção realizou-se por Mario Camerini numa nova versão e com outros actores.

Referências

  1. «Fernandel» (em inglês). Consultado em 8 de maio de 2011 
  2. My Movies
  3. Films de France
  4. Philippe Halsman, The Frenchman, Simon and Schuster, 1949

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]