Filme monocromático – Wikipédia, a enciclopédia livre
O filme monocromático, também conhecido como filme preto e branco (português brasileiro) ou filme a preto e branco (português europeu), ou ainda pelas siglas P&B, PB, B&W ou BW (do inglês black and white), é um filme que possui apenas tons de cinza, variando do branco até o preto.[1][2] Como exemplo, produz fotos em preto e branco e filmes em preto e branco.
Fotografia
[editar | editar código-fonte]Apesar de ser o processo fotográfico mais simples, também é o mais delicado. Para o principiante, a fotografia monocromática permite uma introdução econômica e simples às práticas de laboratório fotográfico (Revelação fotográfica). Rapidez e facilidade na revelação e impressão são características da fotografia em preto e branco: poucos minutos decorrem entre a exposição e o positivo em papel.
Por outro lado, o filme monocromático é um meio tão vasto e atrativo, que pode ser classificado como um veículo artístico. Muitos fotógrafos preferem os filmes preto e branco por familiaridade e gosto pessoal, sentem maior liberdade para criar.
Os filmes são criados para produzir uma imagem negativa a partir da qual se fazem as cópias em papel. A temperatura de cor das fontes de luz não irá afetar a imagem final, como ocorre com os diversos tipos de película colorida.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ Cine clube. [S.l.]: Federação dos Cine-Clubes do Rio de Janeiro. 1960
- ↑ Silva, George Batista Da. Do Vitascope Ao Imax. [S.l.]: Clube de Autores (managed)