Frederico Guilherme, Duque de Eslésvico-Holsácia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Frederico Guilherme
Duque de Eslésvico-Holsácia
Frederico Guilherme, Duque de Eslésvico-Holsácia
Nascimento 23 de agosto de 1891
  Eslésvico-Holsácia, Alemanha
Morte 10 de fevereiro de 1965 (73 anos)
  Coburgo, Alemanha
Nome completo  
português: Frederico Guilherme Cristiano Günther Alberto
Adolfo Jorge Duque em Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Glucksburgo
alemão: Friedrich Wilhelm Christian Günther
Albert Adolf Georg Herzog zu Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg
Cônjuge Maria Melita de Hohenlohe-Langemburgo
Descendência João
Guilherme
Pedro
Maria
Casa Glucksburgo
Pai Frederico Fernando, Duque de Eslésvico-Holsácia
Mãe Carolina Matilde de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Augustemburgo

Guilherme Frederico, Duque de Eslésvico-Holsácia (23 de agosto de 1891 - 10 de fevereiro de 1965) foi o duque de Eslésvico-Holsácia e chefe da Casa de Oldemburgo desde 21 de Janeiro de 1934 até à sua morte.

Guilherme Frederico era o quinto filho e único varão de Frederico Fernando, Duque de Eslésvico-Holsácia e da princesa Carolina Matilde de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Augustemburgo. A sua irmã mais velha, Vitória Adelaide era mãe da princesa Sibila de Saxe-Coburgo-Gota, mãe do atual rei Carlos XVI Gustavo da Suécia. Uma das suas tias maternas era a princesa Augusta Vitória de Eslésvico-Holsácia, esposa do cáiser Guilherme II da Alemanha.[1]

Os seus avós paternos eram Frederico, Duque de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Glucksburgo e a princesa Adelaide de Eschaumburgo-Lipa. Os seus avós maternos eram Frederico VIII, Duque de Eslésvico-Holsácia e a princesa Adelaide de Hohenlohe-Langemburgo.[1]

Casamento e descendência

[editar | editar código-fonte]

Guilherme Frederico casou-se com a princesa Maria Melita de Hohenlohe-Langemburgo, filha do príncipe Ernesto II de Hohenlohe-Langemburgo e da sua esposa, a princesa Alexandra de Saxe-Coburgo-Gota, no dia 5 de fevereiro de 1916 em Coburgo. Tiveram quatro filhos:

Referências

  1. a b C. Arnold McNaughton, The Book of Kings: A Royal Genealogy, in 3 volumes (London, U.K.: Garnstone Press, 1973), volume 1, page 59.