Higienista dental – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Junho de 2021) |
Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa.Março de 2020) ( |
O higienista dental ou higienista oral, designamos desta forma o técnico, que executa tratamentos preventivos na área da saúde oral - basicamente profilaxia, prevenção e em alguns países colocações de restaurações em cavidades já preparadas.
Em muitos outros países, nomeadamente Portugal, o higienista oral trabalha com autonomia nas áreas da sua competência (tratamento e prevenção das doenças orais, particularmente das doenças gengivais: gengivite e periodontite). Estes técnicos assumem, hoje em dia, uma grande importância pois as doenças orais, ao serem vistas como novas cronicidades, precisam de profissionais preparados para poderem de forma eficaz gerir o desenrolar destas cronicidades.
O higienista oral é o profissional que, por excelência está melhor preparado para esta função. A cárie dentária e as doenças periodontais necessitam de uma nova abordagem. Este novo paradigma de tratamento vai muito além das técnicas clínicas. É necessário intervir a nível sociológico, psicológico, pedagógico e comunicacional com o paciente e essas são as grandes bases dos currículos contemporâneos dos Cursos de Higienistas Orais.
Ver também
[editar | editar código-fonte]- Dentista
- Escova de dentes
- Higiene bucal
- Limpador de língua
- Pasta de dente
- Placa bacteriana
- Saburra lingual
- Tártaro
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Vitor Gomes Pinto, Saúde Bucal Coletiva, 2000.