Itaoca (São Gonçalo) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Itaoca é um bairro da Zona Oeste do município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.[1] É ligado ao continente através da chamada Ponte do Rodízio (denominada assim devido ao sistema rodante em semicírculo), destinada a dar acesso às embarcações que vêm do Rio de Janeiro ou da Ilha de Paquetá, com destino ao continente.
Topônimo
[editar | editar código-fonte]Seu nome é de origem tupi antiga e significa "casa de pedra", através da junção dos termos itá (pedra) e oka (casa)[2].
Praias
[editar | editar código-fonte]O bairro é conhecido pela Praia da Luz, a praia mais famosa da cidade, que é palco de inúmeros eventos religiosos e comícios. Na praia, existe a Capela de Nossa Senhora da Luz, do século XVII[3]. Em outra praia do bairro, a Praia da Caieira, há transporte de passageiros para a Ilha de Paquetá. Outras praias localizadas na Ilha de Itaoca são as praias da Boiada, de São João e da Beira.
Nas praias do bairro, encontram-se manguezais, falésias e praia de pedra vulcânica.
Referências
- ↑ «Mapas e Bairros - São Gonçalo». Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Consultado em 24 de agosto de 2009
- ↑ NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 573.
- ↑ O São Gonçalo online. Disponível em http://www.osaogoncalo.com.br/site/geral/2013/2/5/48765/nossa+senhora+da+luz+%C3%A9+festejada+em+itaoca+ e http://www.osaogoncalo.com.br/site/geral/2011/2/1/22338/praia+da+luz. Acesso em 1 de abril de 2013.