José Leme Lopes – Wikipédia, a enciclopédia livre

José Leme Lopes
José Leme Lopes
Nascimento 20 de outubro de 1904
Morte junho de 1990
Cidadania Brasil
Ocupação psiquiatra

José Leme Lopes (Rio de Janeiro, 20 de outubro de 1904 - Rio de Janeiro, ? de junho de 1990) foi um médico psiquiatra e professor, autor de diversas obras, primeiro Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e por duas ocasiões presidiu a Academia Nacional de Medicina.[1]

Nasceu em outubro de 1904 no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro e faleceu em junho de 1990, na mesma cidade. Foi um renomado professor de psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro que obteve reconhecimento nacional e internacional. Leme Lopes defendeu uma psiquiatria científica, ligada a Medicina, mas também aberta à colaboração de outras vertentes do pensamento humano.

“(...) A inteligência aguda, a sensibilidade fina, o espírito mordaz às vezes quase ferino, o imenso saber, a inquietude, a intranqüilidade, a incerteza que quase chega à volubilidade de suas idéias, uma sólida base de dialética aristotélico-tomista, exteriorizada às vezes até agressivamente, foram os ingredientes que ele usa e usou na edificação de sua obra temperada com uma pitada de ironia e doses imensas de amor. (...)”.[2]

Na infância estudou no Colégio Santo Inácio, em Botafogo. Em 1926 formou-se na Faculdade de Medicina da UFRJ, tendo estudado no antigo campus da Praia Vermelha. Logo apos a formatura assumiu cargo de médico interno na Casa de Saúde Doutor Eiras, um antigo hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro. Depois de alguns anos passou a trabalhar no Instituto de Puericultura da Universidade do Brasil, atual IPPMG, como chefe do serviço de neuropsiquiatria infantil e também trabalhou no Instituto de Neurologia Deolindo Couto, na época Instituto de Neurologia da Universidade do Brasil. Em 1943 tornou-se livre-docente de Clinica Psiquiátrica pela Faculdade de Medicina da UFRJ, a então Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil. Foi professor catedrático da UFRJ e da Universidade Federal Fluminense.

Publicações

[editar | editar código-fonte]

Em 1954 publicou a sua mais importante tese, As dimensões do diagnóstico psiquiátrico e contribuição para sua sistematização que teve papel fundamental na elaboração sistema diagnóstico multiaxial. A mesma teve reconhecimento internacional ao ter sua capa original reproduzida no Compêndio de Kaplan & Sadock, o livro de referência mais importante na área da psiquiatria. Leme Lopes foi o único autor brasileiro a receber tamanha distinção. Com a tese Alguns aspectos da personalidade dos epilépticos foi aprovado no concurso para professor catedrático da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1956.

Outros textos publicados:

  • Das interpretações claro-escuro no psicodiagnóstico de Rorschach e os estados de ansiedade - 1943
  • A psiquiatria e o velho hospício - 1965
  • A psiquiatria de Machado de Assis - 1974
  • Pour un diagnostic en psychiatrie - 1977
  • Diagnóstico em psiquiatria - 1980
  • Delírio: perspectivas e tratamento - 1982
  • Jaspers e Heidegger - 1983
  • Tarda poesia

No Instituto de Psiquiatria

[editar | editar código-fonte]

Além de professor também foi diretor do IPUB de 1958 a 1966 e de 1970 a 1974, que sob sua direção, atingiu o apogeu, convertendo-se em uma verdadeira "Meca" da psiquiatria nacional. Nesse período foram criados o Serviço de Psicologia, o Setor de Terapêutica Ocupacional e o Centro de Orientação à Infância e Adolescência. Nessa época foram estruturados com grande sucesso os primeiros modernos cursos de pós-graduação da especialidade no país – mestrado e doutorado –, atraindo profissionais de diferentes regiões do Brasil. Conferiu regularidade e excelência editorial ao Jornal Brasileiro de Psiquiatria, um dos mais antigos periódicos da especialidade no país. A produção cientifica e o prestigio da instituição cresceram muito nessa época e continuam crescendo até hoje.

Referências

  1. Biografia na página oficial da Academia Nacional de Medicina
  2. Ulysses Viana Filho, em saudação a Leme Lopes, por ocasião de seu Jubileu, Instituto de Psiquiatria, Rio de Janeiro, dezembro de 1974.
  • Bastos, O. Professor José Leme Lopes: mestre exemplar. Rev Bras Psiquiatr, 2001, 23(1): 36-37.
  • Frota, LH, Piccinini, W, Bueno, JR. Centenário de nascimento do Professor José Leme Lopes: notas biográficas e breve homenagem. J Bras Psiquiatr, 2004, 53(5):312-318.
  • Vianna Filho, U. Leme Lopes. J Bras Psiquiatr, 1974, 23 (3/4): 225-22.
  • Nardi AE, Hallak JE, Crippa JA. Prof. José Leme Lopes (1904-1990): The pioneer of the multi-axial diagnosis. Arq Neuropsiquiatr 2010;68(3):479-480.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.