Kumgangsan – Wikipédia, a enciclopédia livre
Kŭmgangsan (hangul: 금강산 ; hanja: 金刚山 ; transl. Kŭmgangsan; pronúncia coreana: [kɯmɡaŋsan]) ou Monte Kŭmgang é uma montanha localizada na costa leste da Coreia do Norte[1], conhecida desde a Antiguidade por sua beleza[2][3][4]. Tem uma altitude máxima de 1638 metros e fica situada na Região Turística de Kŭmgangsan (que até ao ano de 2002 fazia parte da província norte-coreana de Kangwŏn). A montanha faz parte dos Montes Taebaek, cordilheira localizada na costa leste da Península Coreana. Coberta por florestas, a área em torno do monte é uma das mais chuvosas da Coreia. Seu nome significa "Montanha de Diamante".
Geografia
[editar | editar código-fonte]Kŭmgangsan é conhecida por sua beleza desde a Antiguidade. É coberta por florestas e a área ao redor tem um dos maiores índices de precipitação da Coreia do Norte.
A montanha consiste quase totalmente de granito e diorito, que foram afetados pelo clima ao longo dos séculos de tal forma a criarem uma larga variedade de formas. É possível encontrar ravinas, falésias, pilares de rochas e picos. Já foram registradas 12000 de tais formações rochosas.
Desde 1998, é permitido que turistas sul-coreanos visitem Kŭmgangsan, inicialmente viajando em cruzeiros. Em 2002, a área ao redor da montanha foi separada da província de Kangwŏn e organizada com uma região de turismo administrada separadamente. A rota por terra foi aberta em 2003.
Referências
- ↑ The Associated Press (22 de setembro de 2000). «North Korea approves Japanese tours to Mount Kumgang» (em inglês). CNN
- ↑ «North Korea Relief». Encyclopædia Britannica.
Mount Kŭmgang (5,374 feet), is renowned for its scenic beauty.
[ligação inativa] - ↑ Susan Chira (2 de fevereiro de 1989). «The two Koreans agree to develop resort in North». New York Times
- ↑ Aidan Foster-Carter (30 de março de 2001). «PYONGYANG WATCH Hyundai and North Korea: What now?». Asia Times Online.
Kumgangsan - the famously scenic Diamond Mountains just above the DMZ