Lightning talk – Wikipédia, a enciclopédia livre
Uma lightning talk (inglês para palestra relâmpago) é uma apresentação curta dada em uma conferência ou forum similar. Ao contrário de outras apresentações, palestras relâmpagos duram poucos minutos. E durante um curto intervalo de tempo são apresentadas várias lightning talks por diversos oradores.
História e Formato
[editar | editar código-fonte]A Lightning talk pode ter sido criada na conferência de Python em 1997,[1] onde foi simplesmente chamada "conversas curtas" (short talks). O termo "lightning talks" foi primeiramente usado por Mark Jason Dominus para uma sessão YAPC 19100 Conference em junho de 2000[2][3] e graduamente se espalhou por outras conferências técnicas.
Formatos variam entres os diferentes locais. A maioria das conferências irá disponibilizar um slot de apresentação (de 30 a 90 minutos) e então organizará diversas palestras relâmpago uma depois da outra durante essa sessão.
O tamanho das palestras são geralmente entre 1 e 10 minutos com um limite de 5 minutos sendo comum. A fim de permitir rápidas mudanças entre os oradores apresentações de slides podem ser desencorajadas ou um único computador rodando um programa de apresentação (como OpenOffice.org Impress ou Microsoft PowerPoint ) pode ser usado por todos os oradores.
Referências
- ↑ «Wanted: Short Talks». Consultado em 20 de março de 2008. Arquivado do original em 27 de março de 2012
- ↑ «Talks that were presented at YAPC 19100». Consultado em 27 de janeiro de 2007
- ↑ Berkun, Scott (14 de janeiro de 2010). «The End Of Boring Presentations». Forbes.com. Forbes. Consultado em 14 de janeiro de 2010
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]Ver também
[editar | editar código-fonte]- Pecha Kucha - palestra com formato similar.