Luís de Castro, 5.º Conde de Monsanto – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Março de 2023) |
Luís de Castro (c. 1560 - Janeiro de 1612), 5.º Conde de Monsanto, foi um nobre português que viveu nos séculos XVI e XVII. Era filho de António de Castro, 4.º Conde de Monsanto e da sua mulher Inês Pimentel, filha do afamado Vice-rei da Índia Martim Afonso de Sousa. O seu irmão mais novo, D. Martim Afonso de Castro, emulou o exemplo do avô materno e foi 35.º Vice-rei da Índia.
D. Luís de Castro foi confirmado no título de Conde de Monsanto após a morte do seu pai em 1602 por Filipe III de Espanha e II de Portugal. Casou com D. Mécia de Noronha, filha de D. António de Noronha, capitão de Diu, o Catarasto, e de sua mulher D. Francisca de Noronha. Desta união teve a seguinte descendência:
- D. Álvaro Pires de Castro e Sousa, 1.º Marquês de Cascais e 6.º Conde de Monsanto.
- D. Francisco de Castro
- D. Rodrigo de Castro
- D. Francisco de Noronha
- D. Joana de Castro e Noronha, freira na Encarnação de Lisboa
- D. Ana de Castro e Noronha, freira na Encarnação de Lisboa
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- GAYO, Felgueiras. Nobiliário das Famílias de Portugal. Carvalhos de Basto, 2ª Edição. Braga, 1989. Volume IV, pg 266.
Precedido por D. António de Castro, 4.º Conde de Monsanto | Conde de Monsanto D. Luís de Castro 1602 — 1612 | Sucedido por D. Álvaro Pires de Castro e Sousa, 1.º Marquês de Cascais e 6.º Conde de Monsanto |