Maakhir – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Dezembro de 2013) |
Maakhir é um estado autoproclamado autônomo dentro da Somália, localizado em uma área disputada pela Somalilândia e Puntlândia. Sua autonomia foi declarada em 1 de julho de 2007, porém, permanece não reconhecida pelo Governo de Transição Federal da Somália, Somalilândia e Puntlândia. Possui uma área estimada de 35.000 km² e população estimada de 700.000 habitantes (2007). Sua capital é a cidade de Badhan.
Divisões administrativas
[editar | editar código-fonte]Maakhir apresenta a seguinte divisão administrativa, com 4 regiões atualmente considerada sob seu controle:
- Madar (fazia parte da região de Sanaag)
- Badhan - Capital da região e de Maakhir
- Hadaaftimo
- Hingalol
- Las Khorey
- Yube
- Ceelbuh
- Sanaag (a Somalilândia controla a parte ocidental da região de Sanaag e da cidade de Ceerigaabo)
- Ceerigaabo Oriental - Capital da região
- Damala Xagare
- Carmale
- Geilwiete
- Darasalaam
- Shimbiraale
- Ceelaqoday
- Boharo (fazia parte da região de Sanaag)
- Dhahar - Capital da região
- Ceelaayo
- Bali-Busle
- Baragaha Qol
- Buraan
Principais cidades
[editar | editar código-fonte]Badhan, Las Khorey, Dhahar, Buraan, Hadaftimo, Hingalol, Damalla-Hagare, Eilbuh e Erigavo.
Autonomia
[editar | editar código-fonte]O estado de Maakhir proclamou sua autonomia em uma cerimônia ocorrida na cidade de Badhan em 1 de julho de 2007 em resposta as seguidas reivindicações e disputas entre Somalilândia e Puntlândia sobre a área oeste de Sanaag, que levaram a vários conflitos para controle do território entre Somalilândia e Puntlândia. Além da maior parte de Sanaag.