Malhação (13.ª temporada) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Malhação
13.ª temporada
Malhação (13.ª temporada)
Informações
Elenco
País de origem  Brasil
N.º de episódios 262
Transmissão
Emissora
original
TV Globo
Exibição
original
16 de janeiro de 2006 (2006-01-16)12 de janeiro de 2007 (2007-01-12)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
12.ª temporada 14.ª temporada

A décima terceira temporada da série de televisão brasileira Malhação, popularmente chamada de Malhação 2006, foi produzida e exibida pela TV Globo entre 16 de janeiro de 2006 e 12 de janeiro de 2007.[1][2][3][4]

Escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, com colaboração de Alessandra Poggi, Celso Taddei, Cláudio Lisboa, Flávia Lins e Silva, Laura Rissin, Márcio Wilson e Mariana Mesquita, teve direção de Leonardo Nogueira e Paola Pol Balloussier. A direção geral foi de Roberto Vaz e direção de núcleo de Ricardo Waddington.[5]

Conta com Luiza Valdetaro, Bernardo Melo Barreto, Gabriel Wainer, Monique Alfradique, Camila dos Anjos, Thiara Palmieri, Marco Antônio Gimenez e Joana Balaguer nos papéis principais.[6] A canção "Te Levar Daqui", de Charlie Brown Jr., serve como tema da décima terceira temporada nas primeiras semanas, sendo substituída por"Lutar pelo Que É Meu", também de Charlie Brown Jr., como tema.

Durante um campeonato no Múltipla Escolha, Cauã (Bernardo Mello Barreto) conhece a também skatista Manuela Prado (Luiza Valdetaro), que, mais tarde, descobre ser sua vizinha. Eles se apaixonam, mas o romance é ameaçado pelo ex-namorado da moça, Eduardo Andrade (Gabriel Wainer), o líder do grupo de skatistas Largados. Ele vê Cauã como uma ameaça nas pistas e no amor, e faz tudo para prejudicar o rival. A ironia é que os dois vão acabar descobrindo que são irmãos. No passado, a mãe de Eduardo, Sônia Andrade (Ângela Figueiredo), descobriu que seu marido, o empresário Marco Aurélio (Juan Alba), tinha um caso com Luana (Regina Remencius), e ofereceu dinheiro à moça para que ela sumisse. Grávida de Marco Aurélio e convencida de que ele não queria a criança, Luana se mudou para a Califórnia, onde conheceu Daniel (Marcello Novaes). Os dois se casaram e registraram a criança como Cauã San Martin. Mais tarde, Luana e Daniel voltaram ao Brasil para morar em Florianópolis, onde adotaram outro menino, Lucas.

Em 2006, Daniel arranja um emprego no Rio de Janeiro e vai morar na cidade com Luana e os filhos, que são matriculados no Múltipla Escolha. Quando Luana lê no jornal que o campeonato de skate é patrocinado por Marco Aurélio, tenta contar ao filho a verdade sobre seu pai. Mas no caminho para casa, é atropelada e morre. Daniel conhece Raquel (Cláudia Ohana), madrasta de Manuela, por quem acaba se apaixonando. Isso para a felicidade de Cauã e Manu, que estão namorando. Para separar o casal, Eduardo se une a Priscila (Monique Alfradique), uma menina rica e mimada que se interessa por Cauã. Depois de inúmeras sabotagens e armações, Eduardo descobre que tem leucemia. Para sua surpresa, Cauã é o único doador compatível, e fica ao seu lado o tempo todo.

No final da temporada, Marco Aurélio descobre que Cauã é seu filho, graças a uma carta em que Luana contava a ele que estava grávida. Sônia havia tentado destruir a carta, mas a empregada Rosa (Cidinha Milan) a guardara. Marco Aurélio se separa de Sônia e reaproxima-se de Cauã, que, mais tarde, vai morar com Manuela na Califórnia. Eduardo se recupera da doença. O Múltipla Escolha ganhou novos alunos nesta temporada, entre eles Siri (Marcos Pitombo), melhor amigo de Cauã. Siri é apaixonado por sua bicicleta, sua fonte de renda, com a qual entrega flores, documentos e tudo o que consegue carregar para garantir o sustento do filho de um ano, Davi.

Há também a doce e romântica Marina (Juliana Boller), amiga de Manuela, que foi criada pela irmã, Vitória (Francisca Queiroz), e tem com ela uma relação de cumplicidade; Fred (Dudu Pelizzari), irmão de Priscila e comparsa do vilão Eduardo, que se apaixona por Jaque (Joana Balaguer) e arruma confusão com Urubu (Marco Antônio Gimenez); Cleiton (Fabrício Santiago), moradora de uma comunidade carente, que se torna amigo leal de Cauã; Bodão (Bernardo Mendes), morador da república, que implica com Rafa (Ícaro Silva); Giovana (Giordanna Forte), sobrinha de Afrânio (Charles Paraventi), que, após decidir morar na república, exige uma série de mordomias por causa de seu parentesco; e Tuca (Karen Junqueira), extrovertida e vaidosa menina que no início da temporada, corria atrás de todos os skatistas, e no final descobre sua vocação para luta.

A equipe do colégio também cresceu. Professor de física e um verdadeiro gênio, Adriano (Daniel Boaventura) se torna diretor e conta com o apoio de sua metódica assistente Bárbara (Karla Muga), uma secretária organizada, disciplinada e “certinha”, que tenta esconder a beleza atrás dos óculos e terninhos, mas não consegue. Irmã de Marina, Vitória é a nova professora de literatura. Há três anos sofreu um acidente que a deixou paraplégica, mas leva a vida sempre com bom humor. Para completar o corpo docente, Peixotão (Otto Jr) é o professor de educação física mais linha dura que o Múltipla Escolha já teve: oriundo da escola militar, acredita que seus métodos rigorosos são para o bem dos alunos.

Ainda nesta temporada, Dona Vilma (Bia Montez) conta com a ajuda de Bel (Laila Zaid) e Download (Wagner Santisteban) para tocar o Gigabyte. Jaque e Urubu se casam. O trio João (Java Mayan), Kiko (Alexandre Slaviero) e Marcão (José Loreto) continua aprontando todas, mas Kiko desiste da carreira de modelo e abre com João o Largadão Skate Shop, um trailer alugado de Dona Vilma, onde os dois trabalham consertando e fabricando skates e morando juntos. Pedro (César Cardadeiro) enfrenta a pressão de Download, que assume o papel de irmão mais velho, e se torna grande amigo de Antônia (Marcela Barrozo) e Lucas. Amanda (Thiara Palmieri) se aproxima de Priscila, de quem se torna cúmplice nas maiores armações, e termina com Kiko quando ele desiste da carreira de modelo. Depois de muitas tentativas, Afrânio se torna responsável pela república e disputa com Peixotão o amor da professora Beth (Chris Couto).

Para produção de skate desta temporada contou com a consultoria de André Viana na época Presidente da Federação de Skate do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho visava atender a demanda da direção de arte no design e supervisão de construção de pistas e equipamentos (cenografia) e pesquisa de moda (figurino), assim como a introdução do elenco ao mundo do skate (iniciação) e também a coordenação de uma equipe especializada de dublês contratada para manobras radicais durante todo o ano. Foi construída uma piscina com fundo redondo dentro do Projac e uma pista de madeira no Studio A, que depois teve parte transferida para a cidade cenográfica.

Intérprete Personagem
Luiza Valdetaro Manuela Prado (Manu)
Bernardo Melo Barreto Cauã Guedes San Martin
Gabriel Wainer Eduardo Mesquita Andrade (Edu)
Monique Alfradique Priscila Bittencourt
Camila dos Anjos Roberta Valença
Thiara Palmieri Amanda Almeida Pinheiro
Marco Antônio Gimenez Alexandre Camelo Rivera Júnior (Urubu)
Joana Balaguer Jaqueline Garcia (Jaque)
Dudu Pelizzari Frederico Bittencourt (Fred)
Wagner Santisteban Igor Palma (Download)
Laila Zaid Isabel Freitas (Bel)
Alexandre Slaviero Carlos Henrique Soares (Kiko)
Bernardo Mendes Ivan Cardoso (Bodão)
Ícaro Silva Rafael Monteiro (Rafa)
Giordanna Forte Giovana Scarponi
Karen Junqueira Teresa Maia (Tuca)
Java Mayan João Garcia
Juliana Boller Marina Vilela
Marcos Pitombo Roger Roma (Siri)
José Loreto Marcolino da Silva (Marcão)
Fabrício Santiago Cleiton Souza
Gian Bernini Wellington Montes (Mulambo)
Cláudia Ohana Raquel Valença (Cigarra)
Marcello Novaes Daniel San Martin (Formigão)
Juan Alba Marco Aurélio Andrade
Ângela Figueiredo Sônia Mesquita Andrade
Daniel Boaventura Prof. Adriano Lopes
Francisca Queiroz Profª. Vitória Vilela
Chris Couto Profª. Beth Leão
Charles Paraventi Prof. Afrânio
Karla Muga Profª. Bárbara
Alessa Monticelli Profª. Karina
Otto Jr. Prof. Peixotão
Leonardo Machado Hugo
Cidinha Milan Rosa
Bia Montez Vilma Ribeiro da Silva
André D'Biase Vinícius Lemos
Tássia Camargo Lúcia Gomes da Silva
Karla Nogueira Aurélia
Joe Wolfart Waldisney
Evelyn Oliveira Joana
Marcela Barrozo Antônia Valença
César Cardadeiro Pedro
Vitor Novello Antônio Ramos (Tonzinho)
Arthur Lopes Lucas Guedes San Martin (Luquinhas)
Dudu Cury Mateus

Participações especiais

[editar | editar código-fonte]
Intérprete Personagem
Regina Remencius Luana Guedes
Mateus Solano Carlos
Lisandra Parede Lavínia
Ariela Massotti Clarinha
Gregório Duvivier Gilson
Micael Borges Zeca
Erom Cordeiro Wagner
Vitor Hugo Felipe parede ( tesoura )
Fernanda Pontes Tati
Josie Pessoa Silvinha
Luís Salem Haroldo
Nuno Leal Maia Paulo Pasqualete
Jandir Ferrari Peçanha
Blota Filho Dr. Otto
Licurgo Spinola Deodato
Alexandre Barros Caio
Flávia Rubim Estelinha
Zéu Britto Juca Bala / Meiasolá
Alice Borges Margareth
Henrique César Almirante
Adriano Garib Nogueira
Dig Dutra Leila
Betty Erthal Aracy
Jullie Jane
Marcella Valente Camila
Nildo Parente Requião
Élcio Romar Boi
Caco Baresi
Arthur Kohl Lourival
Roberto Arduim Romeu
Gillray Coutinho Acácio
Bruno Gradim Verme
Sura Berditchevsky Noêmia
Bellatrix Serra Lana
Charles Myara Itamar
Paulo Giardini Gerson Siqueira (Siqueira)
Gisela Marques Glória
Paula Kill Marcela Prado
Diana Herzog Luciana
Eunice Silva Marcelina
William Vita Joaquim
Cristina Amadeo Christiane
Jacquelijne Sperandio Bianca
Jorge Neves Renato
Júlia Sabugosa Kátia
Pablo Falcão William Marques ( vampirao )
Márcia Maróstica Lívia Melo
Naydiane Lima Nay
Mineirinho Ele mesmo
Thaila Ayala Marcela Junqueira Pereira da Silva (Marcela Persí)/Vanessa Galvão
Fiorella Mattheis Vivian Pimenta
Maria Eduarda Machado Cecília Junqueira Albuquerque

Foi exibida na íntegra pelo canal Viva de 25 de setembro de 2017 a 25 de setembro de 2018, substituindo a 12.ª temporada e sendo substituída pela 14.ª temporada.[7]

Trilha Sonora

[editar | editar código-fonte]

Malhação - Nacional 2006

[editar | editar código-fonte]
Malhação - Nacional 2006
Malhação (13.ª temporada)
Luiza Valdetaro, Bernardo Melo Barreto e Gabriel Wainer como Manuela, Cauã e Eduardo
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 2006 (2006)
Gênero(s)
Duração 65:14
Idioma(s)
Formato(s) CD
Gravadora(s) Som Livre
Cronologia de Malhação
Malhação - Internacional 2005
(2005)
Malhação - Internacional 2006
(2006)

Lista de faixas

[editar | editar código-fonte]
N.º TítuloCompositor(es)Artista(s) Duração
1. "Lutar pelo Que É Meu"  Charlie Brown Jr. 3:23
2. "Ódio"  Megh StockLuxúria 4:12
3. "Matriz"  
  • Thiago Pedalino
  • Marcos Sketch
Ramirez 2:44
4. "O Vento"  Rodrigo AmaranteLos Hermanos 3:35
5. "Quero Só Você"  Afroreggae 4:18
6. "Pescador de Ilusões" (ao vivo)
O Rappa 4:24
7. "Dia Comum"  Detonautas 6:02
8. "O Que Tiver que Ser"  
  • Alexandre Castilho
  • André Aquino
Marjorie Estiano 4:28
9. "Quem Sabe Um Dia"   Charlotte Benesch 3:45
10. "Eu Não Sou Uma Flor" (I'm Not Beautiful) Camila 3:30
11. "Beijos, Blues e Poesia"  
  • Edson Carvalho
  • Marisol Ribeiro
K-SIS 3:20
12. "A Idade do Céu" ("La Edad del Cielo")Moska 3:14
13. "Vale de Lágrimas"  Lulu SantosLulu Santos 3:50
14. "2 A"  Herbert ViannaOs Paralamas do Sucesso 3:59
15. "O Que Eu Não Disse"  Z.D.S. 3:41
16. "Real Gold"  
Black Alien 3:17
17. "Cê Sabe"  Gustavo NunesGustavo Nunes 3:32
Duração total:
65:14
Malhação - Nacional 2006  – Faixa interativa
N.º Título Duração
18. "Making of + Depoimentos"    

Malhação - Internacional 2006

[editar | editar código-fonte]
Malhação - Internacional 2006
Malhação (13.ª temporada)
Thiara Palmieri, Gabriel Wainer, Laila Zaid, Marcos Pitombo, Gian Bernini, Camila dos Anjos, Dudu Pelizzari, Ícaro Silva e Karen Junqueira como Amanda, Eduardo, Bel, Siri, Mulambo, Roberta', Fred, Rafa e Tuca
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 2006 (2006)
Gênero(s)
Duração 56:37
Idioma(s)
Formato(s) CD
Gravadora(s) Som Livre
Cronologia de Malhação
Malhação - Nacional 2006
(2006)
Malhação - Riffs Instrumental
(2006)

Lista de faixas

[editar | editar código-fonte]
N.º TítuloCompositor(es)Artista(s) Duração
1. "Movin' On" (Basto Radio Edit)
Ian Van Dahl 3:34
2. "Your Body" (Original Radio Edit)Tom Novy com part. de Michael Marshall
  • Tom Novy
  • Adrian Misiewicz
  • Michael Marshall
3:30
3. "SOS"  
Rihanna 4:00
4. "Come Clean" (Flood Remix Radio)
Hilary Duff 3:42
5. "Stupid Girls"  
  • Alecia Moore
  • Billy Mann
  • Niklas Olovson
  • Robin Mortensen Lynch
P!nk 3:15
6. "Youth"  
Matisyahu 4:19
7. "No Tomorrow"  
  • George Astasio
  • John Bentjen
  • Jason Pebworth
  • Chad Rachild
  • Chris Cano
  • Kevin Roentgen
Orson 2:49
8. "The Only Difference Between Martyrdom and Suicide Is Press Coverage"  Panic! at the Disco 2:56
9. "Lights and Sounds"  Yellowcard 3:29
10. "Dirty Little Secret"  
  • Nick Wheeler
  • Tyson Ritter
The All-American Rejects 3:14
11. "Breakaway"  Kelly Clarkson 3:56
12. "Untitled (How Could This Happen to Me?)"  Simple Plan 3:57
13. "Waiting for You"  
Ben Harper 3:33
14. "Tow Truck Co-Pilot"   The Rewinders 3:43
15. "Sweet Mamma"   Babootz & Da Big Boy Daddy 3:10
16. "Not Scared"   Ásfora 3:30
Duração total:
56:37
  • "SOS" consta no encarte como "S.O.S.".
  • Michael Marshall não é creditado no encarte.
  • "Untitled (How Could This Happen to Me?)" consta no encarte como "Untitled".

Malhação - Riffs Instrumental

[editar | editar código-fonte]
Malhação - Riffs Instrumental
Malhação (13.ª temporada)
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 2006 (2006)
Gênero(s)
Idioma(s)
Formato(s) CD
Gravadora(s) Som Livre
Produção Victor Pozas
Cronologia de Malhação
Malhação - Internacional 2006
(2006)
Malhação - Nacional 2007
(2007)

Lista de faixas

[editar | editar código-fonte]

Todas as músicas compostas por Victor Pozas.

N.º Título Duração
1. "Retrospectiva" (instrumental)  
2. "Skate Rock" (instrumental)  
3. "Sem Pressão" (instrumental)  
4. "Bad Trip" (instrumental)  
5. "Cauã e Manuela" (instrumental)  
6. "Onda Boa" (instrumental)  
7. "Vovô Tarado" (instrumental)  
8. "Quando Te Encontrei" (instrumental)  
9. "Amor Proibido" (instrumental)  
10. "Carteirada" (instrumental)  
11. "Isso Me Lembra" (instrumental)  
12. "Old Romance" (instrumental)  
13. "Decepção" (instrumental)  
14. "Triste Amor" (instrumental)  
15. "Recomeçar" (instrumental)  
16. "Freestyle" (instrumental)  
17. "360º" (instrumental)  
18. "Deprê" (instrumental)  
19. "Pai e Filho" (instrumental)  
20. "Cúmplices" (instrumental)  

Todo o processo de elaboração de Malhação - Riffs Instrumental atribui os seguintes créditos:[8]

Produção
  • Direção musical: Mariozinho Rocha
  • Produção: Victor Pozas
Instrumentação
  • Guitarra: Victor Pozas, Vinicius Rosa e Fabricio Mattos
  • Violões: Victor Pozas, Vinicius Rosa e Alexandre Castilho
  • Gaita: Milton Guedes
  • Baixo: André Vasconcellos e Alexandre Castilho
  • Teclado: Roberto Pollo e Victor Pozas
  • Bateria: Daniel Gordon, Mac William

Referências

  1. «Após cinco anos, Cabeção deixa "Malhação" em janeiro». UOL. 22 de dezembro de 2005. Consultado em 29 de junho de 2016. Arquivado do original em 17 de fevereiro de 2020 
  2. Notícias da TV (25 de setembro de 2017). «Protagonistas da Malhação de 2006 fracassaram na TV e mudaram até de país». Consultado em 16 de dezembro de 2022 
  3. Observatório da TV (26 de outubro de 2017). «Viva pula capítulo em reprise de Malhação 2006 e revolta público nas redes sociais». Consultado em 16 de dezembro de 2022 
  4. Teledramaturgia. «Malhação 2006». Consultado em 16 de dezembro de 2022 
  5. Zappeando (27 de setembro de 2018). «Casal skatista de "Malhação 2006" está longe da TV hoje em dia: veja fotos atuais». Consultado em 16 de dezembro de 2022 
  6. «"Malhação" escala atriz de "América"». Folha Ilustrada. 19 de dezembro de 2005. Consultado em 8 de setembro de 2017 
  7. «"Malhação 2006" tem estreia confirmada no Canal Viva». Na Telinha. 2 de setembro de 2017. Consultado em 8 de setembro de 2017 
  8. (2006) Créditos do álbum Malhação - Riffs Instrumental por Vários artistas [CD]. Som Livre (0524-2).