Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus - Theotókos – Wikipédia, a enciclopédia livre

Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus
Informações gerais
Tipo igreja
Estilo dominante Moderno
Construção 2006-2014
Religião Catolicismo Romano
Diocese Diocese de Santo Amaro
Ano de consagração Nossa Senhora Mãe de Deus
Geografia
País Brasil
Localização São Paulo, SP
 Brasil
Endereço Avenida Interlagos, nº 3823

Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus é um templo católico brasileiro localizado no distrito de Santo Amaro em São Paulo. O santuário foi idealizado pelo padre Marcelo Rossi e foi projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake sendo o edifício substituto ao antigo "Santuário do Terço Bizantino".

A localização do atual santuário se encontra em um terreno com cerca de 30 mil metros quadrados, onde funcionava anteriormente uma fábrica de cerveja, é o segundo maior templo do país, ficando atrás apenas do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A obra, foi financiada por doações e pela renda obtida com a venda de livros, CDs e DVDs de seu idealizador Padre Marcelo Rossi, teve início em 2006 e foi inaugurado em 2 de novembro de 2012, na entrada do templo há uma cruz de 42 metros de altura, destaque do projeto arquitetônico. O terreno, que foi comprado em 2004, ao custo de seis milhões de dólares.[1] O templo em sua parte interna possui capacidade para abrigar 25 mil pessoas.[2]

O nome vem da palavra grega "Θεοτόκος" (Theotókos), termo usado pelos Pais da Igreja para se referir a Maria, mãe de Jesus. O termo significa literalmente Geradora de Deus ou Portadora de Deus. O significado do termo como Mãe de Deus deriva da difusão mais acentuada de uma de suas traduções para o latim como Mater Dei, em detrimento da tradução mais fiel à terminologia grega, Genetrix Dei.


Ligações externas

[editar | editar código-fonte]