Nellie Clifden – Wikipédia, a enciclopédia livre
Nellie Clifden foi uma actriz irlandesa que teve um caso com o príncipe de Gales e futuro rei Eduardo VII do Reino Unido, antes do seu casamento com a princesa Alexandra da Dinamarca.
Caso com o Príncipe de Gales
[editar | editar código-fonte]Nellie conheceu o príncipe Eduardo quando este se encontrava a fazer um treino militar de dez semanas em Curragh Camp, na Irlanda, durante o verão de 1861. Eduardo era ainda virgem na altura, por isso os seus colegas convidaram Nellie a visitar o príncipe na sua camarata.
A notícia do que tinha acontecido chegou aos pais do príncipe. O seu pai, o príncipe Alberto, partiu imediatamente para visitar o seu filho que já se encontrava em Cambridge, onde estudava na altura e teve uma longa conversa com ele durante um passeio que fizeram à chuva. Alberto acabaria por morrer pouco depois, o que levou a mãe de Eduardo, a rainha Vitória, a culpá-lo pela morte do pai devido à viagem que este tinha feito, afirmando que o seu marido tinha sido "morto por causa daquele assunto horrível".[1]
O caso do príncipe com Nellie acabou pouco depois e ele acabaria por se casar com a princesa Alexandra da Dinamarca em 1863, embora continuasse a ter casos amorosos com outras mulheres.
Referências
- ↑ Hibbert, Christopher (2000) Queen Victoria: A Personal History, London: HarperCollins, ISBN 0-006-38843-4, p. 299 * St Aubyn, Giles (1991) Queen Victoria: A Portrait, London: Sinclair-Stevenson, ISBN 1-85619-086-2, p. 346