Oliver Platt – Wikipédia, a enciclopédia livre

Oliver Platt
Oliver Platt
Oliver Platt em 2010
Nome completo Oliver James Platt
Nascimento 12 de janeiro de 1960 (64 anos)
Windsor, Ontário
Nacionalidade canadiano
norte-americano
Educação Tufts University
Ocupação Ator
Atividade 1987 – presente
Cônjuge Mary Camilla Bonsal Campbell (1992–presente)

Oliver James Platt (Windsor, 12 de janeiro de 1960) é um ator americano nascido no Canadá. Ele foi indicado ao Globo de Ouro, bem como ao Emmy e o Screen Actors Guild.

Platt cumprimenta os fãs do lado de fora do Teatro Nederlander em Manhattan depois de uma apresentação de Guys and Dolls em 21 de fevereiro de 2009.

Platt é filho de Nicholas Platt, um diplomata americano, e de sua esposa Sheila Maynard, uma assistente social psiquiátrica que trabalhou em Islamabad.[1] Ele tem dois irmãos, Adam e Nicholas. Oliver mudou-se para Washington D.C. com sua família logo após seu nascimento. Formou-se pela Universidade Tufts,[2][3] perto de Boston, onde conheceu e se tornou amigo íntimo de Hank Azaria.

O bisavô paterno de Platt era o artista Charles A. Platt, e seus bisavós maternos eram Arthur Scott Burden (da família industrial Burden) e a socialite Cynthia Roche. Platt também é bisneto do general Robert Shaw Oliver (por parte de mãe). Ele é um primo distante (em segundo grau) de Diana, Princesa de Gales, e ambos são descendentes de Frances Work. Em 12 de setembro de 1992, ele se casou com Mary Camilla ("Camilla") Bonsal Campbell, com quem tem três filhos: Lily (1995), George (1997) e Claire (1999).

De 2004 até 2006, Platt interpretou o advogado Russell Tupper na série de televisão Huff, pela qual recebeu uma indicação ao Emmy. Ele também fez o papel de Oliver Babish, conselheiro da Casa Branca, em West Wing.

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Oliver Platt
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.