Partido Agrário Nacional – Wikipédia, a enciclopédia livre

Partido Agrário Nacional
Sigla PAN
Presidente Mário Rolim Teles
Fundação 1945
Dissolução 1947
(fusão com PPS e PRP)
Sede São Paulo, SP
Política do Brasil

Partidos políticos

Eleições

Partido Agrário Nacional (PAN) foi um partido político brasileiro fundado em 1945,[1] fundado pelo fazendeiro Mário Rolim Teles.

Nas eleições gerais de 1945, não conseguiu eleger nenhum representante para a Câmara Federal. Já na eleição presidencial, apresentou a candidatura de Mário Rolim Teles, que teve votação irrisória, vencendo apenas no Território Federal do Rio Branco (atual estado de Roraima).

Logo depois das eleições, em 1947, o PAN fundiu-se com o Partido Popular Sindicalista e o Partido Republicano Progressista, de Ademar de Barros, em 1947, para formar o novo Partido Social Progressista, que foi o quarto maior partido do país entre 1947 e 1965, quando foi extinto.

Apesar da sigla homônima, não possui nenhuma relação com o Partido dos Aposentados da Nação (PAN), que foi criado em 1995 e incorporado ao PTB em 2006 após a adoção da cláusula de barreira.

Referências

  1. Redação. «Partido Agrário Nacional (PAN)». CPDOC FGV. Consultado em 22 de junho de 2016 
Ícone de esboço 1 Ícone de esboço 2 Este artigo sobre um partido político do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.