Paul Fusco – Wikipédia, a enciclopédia livre

Paul Fusco
Nascimento 29 de janeiro de 1953
New Haven, Connecticut
Nacionalidade  Estados Unidos
Profissão Marionetista, Ventríloquo, Roteirista, Produtor de televisão

Paul Fusco (New Haven, Connecticut, 29 de janeiro de 1953) é um marionetista, roteirista, e produtor de televisão estadunidense, famoso principalmente por ser o criador e por dar voz e manipular o personagem título da série de TV Brasil: ALF o ETeimoso / Portugal: ALF o Extraterrestre.[1]Também formou a empresa de produção Alien Productions, com Tom Patchett e Bernie Brillstein.

Quando estudante, Paul Fusco trabalhou no departamento audiovisual da Hamden High School, em Hamden, Connecticut, onde iniciou seu interesse por televisão e cinema. Seu início de carreira teve inicio com uma performance em um programa infantil de um canal de televisão local e vários outros trabalhos que incluíram tanto marionetes quantos apresentações de mágica e ventriloquismo. No início da década de 1980, ele conheceu os construtores de marionetes e colegas bonequeiros Bob Fappiano e Lisa Buckley, e se juntou a sua equipe. Juntos realizaram vários trabalhos especiais para a HBO, Showtime e outras emissoras.

Ver artigo principal: ALF (série)

Fusco criou o personagem ALF em 1984 usando um boneco de aparência alienígena que estava pendurado em um canto de sua casa e que ele usou para amolar sua família e amigos. Ele procurou criar um show de TV baseado no personagem e, através de Bernie Brillstein, encontrou Tom Patchett, e juntos desenvolveram o conceito por trás da futura série. Apresentaram a ideia para Brandon Tartikoff, da NBC, que amou o projeto e autorizou a produção. ALF foi um grande sucesso, tendo início em 1986 e durando um total de 4 temporadas, com 99 episódios produzidos.

Fusco também criou e produziu duas séries animadas para a NBC: ALF: The Animated Series e ALF Tales. Uma co-produção de DIC Entertainment, Alien Productions, Lorimar-Telepictures e Saban Entertainment, os cartoons retratavam ALF e sua família vivendo em Melmac antes da explosão do planeta. Segmentos de animação eram apresentados por ALF em uma sequencia em live action, onde o boneco lia cartas de telespectadores e contava histórias sobre a vida na volta para casa. Space Cats, um show produzido por Paul Fusco em associação com a Marvel Productions, também apresentado pela NBC no início da década de 1990, foi outra mistura de live action e animação.

A NBC inesperadamente cancelou ALF em 1990 após a produção da quarta temporada, deixando o episódio final ("Consider Me Gone") como um momento de angústia não intencional. A ABC ofereceu a Fusco um fechamento para o arco da história e produziu um filme para televisão em 1996 chamado Project ALF, coestrelado por Martin Sheen. O filme (produzido pela Paul Fusco Productions) mostra ALF escapando de uma base militar onde havia sido mantido para testes, mas os cientistas que ele acha que vão ajudá-lo estão realmente conspirando para expor a sua existência para o mundo em um talk show.

ALF também apresentou seu talk show próprio em 2004, o ALF's Hit Talk Show. O programa era uma mistura de bate-papo com celebridades e esquetes filmadas em frente de uma plateia ao vivo a partir de Sunset Boulevard, em Hollywood.

Referências

  1. O'Connor, John J. (22 de setembro de 1986). «TV REVIEWS; 'TOGETHER WE STAND' AND 'ALF'». New York Times 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]