Paulina D’Ambrosio – Wikipédia, a enciclopédia livre

Paulina D’Ambrosio
Nascimento 19 de março de 1891
São Paulo
Morte 10 de agosto de 1976
Cidadania Brasil
Ocupação professor de música, violinista
Instrumento violino

Paulina D'Ambrosio (São Paulo, 19 de março de 1891Rio de Janeiro, 10 de agosto de 1976) foi uma musicista e violinista brasileira.

Filha de imigrantes italianos, Paulina estudou no Conservatório Real de Bruxelas, Bélgica, onde entrou com apenas 15 anos de idade. Voltando ao Brasil dedicou-se ao ensino do instrumento, tendo dado aula na Escola Nacional de Música por 42 anos. Era considerada a violinista predileta de Heitor Villa-Lobos.[1] Dentre seus alunos destacam-se: Bernardo Bessler, Ernani Aguiar, Guerra Peixe, Henrique Morelenbaum, Michel Bessler, Natan Schwartzman, George Marinuzzi, Julia Dreisler, Luis Strambi e Santino Parpinelli.

Segundo o violinista Paulo Bosisio, que também foi seu aluno, "Paulina d'Ambrosio formou mais gerações de bons violinistas que qualquer outro professor do instrumento no Brasil (...) implantando definitivamente o que havia de mais moderno no momento, em termos instrumentais e artísticos". Alunos de D'Ambrosio que se destacaram como violinistas e regentes eméritos foram Luis Strambi, Julia Dreisller e George Marinuzzi, tendo sido este, regente da mais concorrida disciplina de violino e música de câmera do Conservatório Mineiro de Música, hoje Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

  1. FRESCA, Camila - Professores e Grandes Interpretes do Violino no Brasil. 21/01/2009 - sítio eletrônico Concerto, disponível em http://www.concerto.com.br/textos.asp?id=76, visitado em 3/12/2014
Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.