Pentros – Wikipédia, a enciclopédia livre
Pentros (em grego: Πέντροι; romaniz.: Pentri) eram uma tribo dos Samnitas, aparentemente uma das subdivisões mais importantes desse povo indo-europeu seminômade.
Localização
[editar | editar código-fonte]A sua capital era Boviano,[1] no coração do território samnita, com o que é provável que ocuparam a totalidade do distrito íngreme e montanhoso que se estende das fronteiras do Lácio ao mar Adriático. É impossível determinar os limites exatos do seu território, bem como separar a sua história do restante de tribos samnitas.
História
[editar | editar código-fonte]É possível, certamente, que, ao longo das longas Guerras Samnitas com Roma, os pentros exerceram o liderado das tribos, e sempre participaram da guerra, sejam mencionados explicitamente ou não. A única ocasião em que se adverte um comportamento independente do restante dos seus afins é durante a Segunda Guerra Púnica. Lívio afirma que todos os samnitas, excetuando os Petri, mostraram-se favoráveis à aliança com Aníbal após a batalha de Canas (216 a.C.).[2]
Esta é a última ocasião em que são mencionados por historiadores clássicos. Toda traça de distinção entre eles e o restante de samnitas perdeu-se em consequência, e o seu nome nem sequer é mencionado por Plínio, o Velho ou Estrabão.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Smith, William (editor); Dictionary of Greek and Roman antiquities, [1], Boston. Reimpressa em Londres por: C. Little, and J. Brown, 1870 (em inglês)
- Pentros no Projeto Gutenberg - Tito Lívio (em inglês)
Notas e referências
- ↑ Lívio, Ab Urbe condita libri ix. 31
- ↑ Lívio, Ab Urbe condita libri XXII. 61.
- Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em castelhano cujo título é «Pentri», especificamente desta versão.
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Os esquecidos da História (em francês)