Pico das Camarinhas – Wikipédia, a enciclopédia livre
O Pico das Camarinhas é uma elevação portuguesa localizada na freguesia açoriana dos Ginetes, concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores, que se encontra classificada como Monumento Natural Regional o juntamente com a fajã lávica da Ponta da Ferraria.
Este acidente geológico tem o seu ponto mais elevado a 219 metros de altitude acima do nível do mar e é importante, não pela sua altitude, mas pelas suas raras rochas granulares ricas em olivina e piroxena, formadas em profundidade e trazidas à superfície na sequência de episódios vulcânicos a que corresponde a um cone de escórias basálticas
No ano de 1713 este Vulcão entrou em erupção emitindo lamas e gases. Após várias semanas de actividade em que aconteceram vários contínuos abalos, em finais de Dezembro de 1713 apareceram nas faldas do Pico das Camarinhas "lamas quentes" e gases, tendo a manifestação vulcânica ficado por essa fase. A crise sísmica destruiu muitas casas nos Ginetes, Mosteiros e Candelária.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
[editar | editar código-fonte]- Mapa dos Açores, Série Regional, 5º Edição ISBN 978-989-556-071-4
- Áreas Ambientais dos Açores, Edição da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, Governo Regional dos Açores ISBN 972-9171-12-2
- «Água Milagrosa à espera de melhores dias - Furo das termas da Ferraria e Pico das Camarinhas.»
- «Decreto Legislativo Regional n.o 3/2005/A da Região Autónoma dos Açores que Classifica como monumento natural regional o pico das Camarinhas e ponta da Ferraria.»