Pordenone Calcio – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pordenone Calcio
Nome Pordenone Calcio
Alcunhas I Ramarri (Os Lagartos Verdes)
I Neroverdi (Os Negros e Verdes)
Mascote Lagarto
Fundação 1920 (104 anos)
1928 (96 anos) (refundado)
Estádio Stadio Guido Teghil[1]
Capacidade 5 000 espectadores
Localização Pordenone, Friuli-Venezia Giulia, Italia
Presidente Mauro Lovisa[2]
Treinador(a) Domenico Di Carlo
Material (d)esportivo Givova
Competição Serie C
Website pordenonecalcio.com
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Pordenone Calcio é uma equipe de Futebol, italiana com sede na cidade de Pordenone. Atualmente participa da Serie C e disputa as partidas como mandante no estádio Stadio Guido Teghil.

Foi fundado em 1920 como Football Club Pordenone.

Na temporada 2007-08, o clube foi promovido de Eccellenza Friuli - Venezia Giulia para a Serie D, e seis temporadas depois (em 2014) foi promovido para a Lega Pro. O clube foi rebaixado em 2015, mas foi novamente promovido no início de 2015-16 na Lega Pro, para preencher as vagas.

O clube chegou aos play-offs da Lega Pro por duas temporadas seguidas, sendo derrotado nas semifinais pela AC Pisa e Parma, os clubes que eventualmente foram promovidos.

Em 12 de dezembro de 2017, Pordenone enfrentou a Internazionale na Coppa Italia no San Siro, empatando em 0-0, e sendo eliminado por 5-4 nas penalidades. Este é o mais distante que a equipe já alcançou na competição.

Pordenone conquistou sucessivamente o título do Grupo B na temporada 2018-2019 da Serie C sob a gestão do experiente técnico Attilio Tesser, garantindo assim a si mesmo o direito de jogar a Serie B pela primeira vez na história do clube.

A primeira temporada do clube na Serie B foi de grande sucesso, alcançando o quarto lugar na liga e, assim, chegando aos play-offs para o acesso à Série A. No entanto, a pressão do Pordenone pelo segundo acesso consecutivo terminou com um 2-1 derrota agregada na semifinal contra o Frosinone.[3] Na temporada 2020-21, Pordenone sofreu uma queda na sorte, já que o clube terminou a campanha na 15ª posição na tabela, com Tesser sendo afastado do cargo de técnico em abril de 2021 e substituído por Maurizio Domizzi. Na campanha da temporada 2021-22, o time terminou em último lugar e foi rebaixado para a Serie C, após trocar três treinadores principais.

Escudo antigo

Referências