Prêmio Estatal da URSS – Wikipédia, a enciclopédia livre

Imagem da medalha do Prêmio Estatal da URSS

O Prêmio Estatal da URSS ou Prêmio do Estado da URSS (em russo: Государственная премия СССР) foi uma condecoração instituída em 9 de setembro de 1966, a principal honraria da extinta União Soviética. Não deve ser confundido com o Prêmio Lenin.

Com o nome de Prêmio Stalin do Estado, foi concedida entre 1941 e 1954, embora algumas fontes citam incorretamente 1952 como o último ano em que foi conferido . Com a desestalinização da União Soviética, todas as referências a Stalin foram removidas. O prêmio foi modificado e os antigos ganhadores do Prêmio Stalin foram convidados a devolvê-los e subistituí-los para a entrega do Prêmio de Estado da URSS.

O Prêmio de Estado foi conferido em graus (primeiro, segundo e terceiro), anualmente, para vários indivíduos nas áreas de ciências, matemática, literatura, artes e arquitetura, a fim de homenagear grandes realizações nessas áreas, pelo significado do progresso para a União Soviética ou o avanço do socialismo. Muitas vezes, o prêmio foi concedido por um trabalho específico.

Cada república soviética possuía seu próprio Prêmio Estatal. Cada república conferia prêmios que mantinham semelhança com o prêmio do Estado, não necessariamente em todas as áreas do conhecimento que foram abrangidas por este último . Além disso, a premiação usou nomes de escritores e artistas da república para a sua designação oficial.

Vencedores do Prêmio Stalin do Estado em Ciência e Engenharia por ano

[editar | editar código-fonte]

Prêmios deste ano foram dados em 1946

Prêmios deste ano foram dados em 1946

  • Andrei Sakharov: primeiro grau, Física
  • Strela computer: primeiro grau, ( V. Alexandrov, Yu. Bazilevsky, D. Zhuchkov, I. Lygin, G. Markov, B. Melnikov, G. Prokudayev, Bashir Rameev, N. Trubnikov, A. Tsygankin, Yu. Shcherbakov, L. Larionova (Александров В. В., Базилевский Ю. Я., Жучков Д. А., Лыгин И. Ф., Марков Г. Я., Мельников Б. Ф., Прокудаев Г. М., Рамеев Б. И., Трубников Н. Б., Цыганкин А. П., Щербаков Ю. Ф., Ларионова Л.А.))
  • Igor Tamm: Física
  • Igor Kurchatov: Física

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 23 de fevereiro de 2014. Arquivado do original em 14 de março de 2012 
  2. Lovell, Julia (2006), The politics of cultural capital, (Honolulu:University of Hawai'i Press) ISBN 978-0-8248-2962-9, 103
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.