Sala de redação – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para o programa de debates da Rádio Gaúcha, veja Sala de Redação (programa de rádio). Para o estilo utilizado em matérias jornalísticas, veja Redação jornalística.

Sala de redação (por vezes identificada pelo termo em inglês newsroom) é o local onde trabalham jornalistas, repórteres, editores, produtores e outros profissionais relacionados à edição de notícias para publicações em jornais e revistas ou transmissão em televisão ou rádio.[1]

Nas salas de redação televisivas é comum encontrar uma ou mais bancadas de onde são apresentados os telejornais. Quando é o caso, quase sempre a sala de redação é exibida ao fundo dos apresentadores, compondo o cenário do telejornal. Porém, isto não é uma regra. Entre os telejornais que têm salas de redação ao fundo, podem-se destacar o Jornal Nacional e o Jornal da Record, noticiários principais de duas das maiores emissoras de televisão do Brasil.

A definição "sala de redação" (newsroom) por vezes é mencionada simplesmente "redação".[2]

Referências

  1. Jornal da Record apresenta novo newsroom
  2. MELLO, Paulo Thiago de. Por trás da notícia: um olhar etnográfico sobre os ritos de interação numa redação de jornal (tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2009.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]

Media relacionados com sala de redação no Wikimedia Commons

Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.