Santos (Mação) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. |
Santos é uma aldeia na antiga Freguesia de Mação, no Município de Mação, na antiga provincía da Beira Baixa e actual Distrito de Santarém. A aldeia encontra-se perto da aldeias de Caratão, Brejo Grande e Castelo, sendo conhecida pela lenda de São Gens.
Geografia
[editar | editar código-fonte]A aldeia de Santos localiza-se na antiga Freguesia de Mação, Município de Mação, Distrito de Santarém, antiga província da Beira Baixa. Encontra-se no sopé da serra do Bando dos Santos, tem uma população cerca de 35 pessoas.
História
[editar | editar código-fonte]Os primeiros registos da aldeia de Santos aparecem em 1527, quando D. João III mandou fazer o recenseamento da população de todo o país. Registaram-se 6 "vizinhos" na aldeia de Santos.[1] Já em 1940, durante o Estado Novo, a aldeia de Santos registava uma população de 346 habitantes.
Património
[editar | editar código-fonte]- Associação Recreatiava e Cultural dos Santos (Casa do Povo)
- Igreja
- Fontanário
- Cemitério
Cultura
[editar | editar código-fonte]Festas, Procissõees e Romarias
[editar | editar código-fonte]Festa de S. Gens - 11 de Janeiro. No sábado mais próximo do dia 11, uma procissão sai da capela de Santos, ao som de cânticos. Os romeiros levam um andor com a imagem do santo e sobem em direcção à ermida de S. Gens, onde é celebrada missa e se bezem os pães contra o fastio. No final, come-se o pão oferecido.[2]
Galeria
[editar | editar código-fonte]- Estradão com 8 caminhos em Santos, Mação.
Referências
- ↑ «Casas da Ribeira nos Censos de 1527 e de 1940». Consultado em 31 de Maio de 2013
- ↑ «As Festas, as Feiras e as Romarias». Consultado em 31 de Maio de 2013. Arquivado do original em 3 de março de 2016