Sociedade Geológica dos Estados Unidos – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Maio de 2014) |
A Sociedade Geológica dos Estados Unidos (em inglês: Geological Society of America - GSA) é uma sociedade científica não lucrativa dos Estados Unidos, dedicada ao avanço do estudo das geociências.
A sociedade foi fundada em Nova Iorque em 1888 por James Hall, James Dwight Dana e Alexander Winchell. A missão da GSA é "promover os progressos nas ciências da Terra, pôr em valor a carreira profissional dos seus membros e promover as ciências da Terra ao serviço da humanidade."
A sociedade iniciou com 100 membros e o seu primeiro presidente foi James Hall. Durante os 43 anos seguintes, ela cresceu lentamente e gradualmente, atingindo 6.000 membros em 1931. A partir desta data a sociedade cresceu rapidamente graças à doação de 4 milhões de dólares pelo seu presidente R. A. F. Penrose. Em 1927 foi criada a medalha Penrose, para recompensar os pesquisadores que contribuíram para o avanço no domínio das ciências da terra.
A partir de 1968, sua sede está situada na Penrose Place, 3300, Boulder, no Colorado. Em 2005, a GSA completou 18.000 membros provenientes de 85 países. A principal atividade da sociedade é promover encontros e a publicação de literatura científica, em especial o "GSA Bulletin" e o jornal "Geology". A sociedade possui seis delegações locais na América do Norte e 15 divisões especializadas.
Medalhas
[editar | editar código-fonte]- Medalha Penrose, instituída em 1927.
- Medalha Arthur L. Day, instituída em 1948.
Alguns ex-presidentes
[editar | editar código-fonte]
|
|
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- (em inglês) GSA Site oficial
- (em inglês) GSA Today
- (em inglês) Geology
- (em inglês) GSA Bulletin