Sport Club Ouricuri – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ouricuri
Nome Sport Club Ouricuri
Alcunhas ECO
Principal rival Jaqueirense
Fundação 13 de março de 1952 (72 anos)
Competição Amador
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Sport Club Ouricuri (também grafado Esporte Clube Ouricuri) é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Atalaia, no estado de Alagoas. Suas cores são vermelho e preto. Foi considerado o primeiro clube profissional da cidade de Atalaia.

O clube foi fundado em 13 de março de 1952 por operários que trabalhavam na Usina Ouricuri, usina canavieira que foi de suma importância para à história do município, e foi usado para dar o nome da agremiação. As únicas competições profissionais que o clube participou foi: Campeonato Alagoano de 1959 e o de 1960. Há época, à cidade originária do clube, Atalaia, não continha com um estádio próprio e com isso o clube mandou todos seus jogos em Maceió, variando entre os estádios Severiano Gomes Filho, que pertencia ao CRB e o Mutange do CSA.

Nesse curto período de profissionalização, o clube já teve importantes resultados frente às maiores equipes do estado: CSA e CRB. A primeira equipe da capital em que o Ouricuri consegui derrotar foi o CSA, vencendo o mesmo por 2x1. E o outro triunfo ocorreu no ano seguinte, em 1960, com triunfo sobre o CRB por 2x0.

O histórico do Ouricuri no Campeoanto Alagoano é importante, já que no seu primeiro ano de profissional conseguiu ficar na terceira colocação do primeiro turno do Alagoano de 1959, ficando até à frente do CRB. E em 1960 ficou na quarta colocação dentre seis equipes participantes. Após isso, a equipe deixou a prática profissional, disputando apenas torneios amadores do munícipo.[1]

Referências

  1. Pop, Atalaia. «Esporte Clube Ouricuri - ECO». Atalaia Pop. Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  2. Placar, Revista (31 de agosto de 1973). Revista Placar - O CRB leva um de vantagem sobre o CSA. [S.l.]: Editora Abril. p. 46