Arte urbana – Wikipédia, a enciclopédia livre
Arte urbana, urbanografia ou street art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial .
Descrição
[editar | editar código-fonte]A princípio, um movimento underground, a street art foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades de grafismos - algumas vezes muito ricos em detalhes, que vão do Graffiti ao Estêncil, passando por stickers, cartazes lambe-lambes (também chamados poster-bombs), intervenções, instalações, flash mob, entre outras. São formas de pessoas sozinhas, expressarem os seus sentimentos através de desenhos.
A expressão "Arte Urbana" surge inicialmente associada aos pré-urbanistas culturalistas como John Ruskin ou William Morris e posteriormente ao urbanismo culturalista de Camillo Sitte e Ebenezer Howard (designação "culturalista" tem o cunho de Françoise Choay). O termo era usado (em sentido lato) para identificar o "refinamento" de determinados traços executados pelos urbanistas ao "desenharem" a cidade.
Da necessidade de flexibilidade no desenhar da cidade surgiu a figura dos planos de gestão. Este facto fez cair em desuso o termo "Arte Urbana", ficando a relação entre Arte e cidade confinada durante anos à expressão Arte Pública.
Dada a dificuldade de enquadramento das inscrições murais feitas à revelia das autoridades e proprietários no conceito de arte pública, assiste-se a um ressurgimento da designação de "Arte Urbana" que passou a incluir todo o tipo de expressões criativas no espaço colectivo. Esta designação adquiriu assim um novo significado e pretende identificar a Arte que se faz no contexto Urbano à margem das instituições públicas.
Poucos veículos são voltados exclusivamente para esse tipo de arte, um deles é o Street Art View do Google Art Project.
Além do grafite, a Arte Urbana também inclui estátuas vivas, músicos, malabaristas, palhaços, teatro de ruas, pintura mural e intervenção urbana.
Graffiti
[editar | editar código-fonte]Graffiti (Grafito) normalmente feito com tintas em spray e marcadores,nas paredes de edifícios, túneis, ruas,as obras carregam fortes criticas a sociedade. Grande parte dos grafiteiros mantem anonimato pois algumas pessoas ainda consideram um ato de vandalismo (pintar muros e patrimônios públicos).
- Os Gêmeos
Estêncil
[editar | editar código-fonte]Estêncil é uma técnica de pintura utilizada para aplicar um desenho sobre qualquer superfície, com o uso de tinta, sendo aerossol ou não, o Estêncil é feito com papel, plástico, metal ou acetato, onde tem uma boa durabilidade e seja fácil de cortar, para fazer a forma do desenho.
- Banksy
Cartaz
[editar | editar código-fonte]Cartazes, pôsteres de rua ou lambe-lambes (Wheatpaste em inglês) são comuns e podemos facilmente vê-los nas cidades. Podem ser feitos manualmente ou impressos com diferentes técnicas gráficas sobre uma folha de papel e colados nas ruas.
Variam quanto à técnica, tamanho, quantidade de cores e formato. Quanto a técnica, podem ser confeccionados em impressão artesanal (estêncil, serigrafia, xilogravura), em impressão digital produzidos em gráficas de pequeno, médio e grande porte ou manualmente desenhados e pintados. Quanto ao tamanho, podem ser produzidos tanto em escalas pequenas quanto em proporções maiores. Também variam em cores e formatação; dos mais comuns em formatos retangulares e quadrados de única cor, aos irregulares e com recortes e formas mais orgânicas podendo ser tanto em preto e branco, quanto coloridos. [1]
Projeções de vídeo (Video mapping)
[editar | editar código-fonte]Projeções de vídeo são formas interativas de arte de rua. Nesta técnica projeções de vídeo são feitas em uma parede ou um edifício que transformam lugares comuns do cotidiano em obras de arte temporárias.
Instalações de Rua
[editar | editar código-fonte]Uma instalação (krafts) é uma manifestação artística contemporânea composta por elementos organizados em um ambiente. Ela pode ter um caráter efêmero (só "existir" na hora da exposição) ou pode ser desmontada e recriada em outro local. Diferentemente do que ocorre tradicionalmente com as esculturas ou pinturas, a mão do artista não está presente na obra como um item notável
Artistas de rua
[editar | editar código-fonte]Artista de rua (ou saltimbanco) é um artista que se apresenta em locais públicos para divulgar seu trabalho ou levar o entretenimento para todas as pessoas.
Define-se como arte de rua praticamente todo tipo de diversão, como contorcionismos, acrobacias, malabarismos, mágicas, truques com cartas, ventriloquismo, danças, recitais de poesia, apresentações teatrais e de música, estátuas vivas, palhaços, entre outros. O exercício de uma arte de rua (como malabarismos, apresentações teatrais, artesanatos etc) é uma atividade profissional.
Galeria
[editar | editar código-fonte]- Bulldozers (escavadeiras) e tanques sobre a Fita de Moebius criada pelo italiano BLU, em Praga, 2008.
- Graffiti urbano, criado pelo artista grafiteiro Rodrigo "Careca Beco RS", em Porto Alegre, Brasil.
- A pichação paulista é unica no mundo.
- Mural no Jockey Club Brasileiro no Rio de Janeiro.
Ver também
[editar | editar código-fonte]- Aerografia
- Arte contemporânea
- Artes decorativas
- Artista de rua
- Contracultura
- Intervenção urbana
- Jean-Michel Basquiat
- Novo Urbanismo
- Pop art
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Claudia Walde: Sticker City: Paper Graffiti Art. Thames & Hudson, 2007. ISBN 978-0-500-28668-5
- C215:"Stencil History X". C215, 2007. ISBN 2-9525682-2-7
- Louis Bou: "Street Art". Instituto Monsa de ediciones, S.A. , 2005. ISBN 84-96429-11-3
- BTOY: "BTOY:DY:002". Belio Magazine, S.L, 2007. ISBN 84-611-4752-9
- Eleanor Mathieson & Xavier A. Tàpies: "Street Artists, The Complete Guide".Graffito Books, Londres, 2009. ISBN 978-0-9560284-1-9
- NAVARRO, Luiz: "Pele de propaganda: lambes e stickers em Belo Horizonte [2000-2010]". Belo Horizonte, 2016. Ed. do Autor. ISBN 978-85-920658-0-5
Referências
- ↑ NAVARRO, Luiz (2016). Pele de propaganda: lambes e stickers em Belo Horizonte [2000-2010]. Belo Horizonte: Ed. do Autor. p. 62. ISBN 978-85-920658-0-5
- ↑ (em inglês) Site de John Fekner (acessado em 30 de Maio de 2017).
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- «#StreetArtRio»
- «Hiphop4ever» (em francês)
- «Dirty Car Art» (em inglês)
- «Woostercollective» (em inglês)
- «Graffiti se firma como arte urbana no Rio». Portal G1.
- 10 intervenções urbanas simples e surpreendentes. Revista Época (em português)
- Cidades Sitiadas - um histórico sobre intervenções urbanas. Maria Angélica Melendi (em português)
- Arte urbana leva Serra da Arrábida aos pilares da ponte 25 de Abril
- "Art in Progress" dá início a projecto cultural de 14 meses em Setúbal