Tantã – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Se procura idiofone de origem asiática, veja Tantã (prato).
Um tantã.

O tantã é um instrumento de percussão[1], que consiste de um tipo de tambor[2] de formato cilíndrico ou afunilado (tipo atabaque), com o fuste em madeira ou alumínio. Possui uma pele animal ou de poliéster (sintética) em apenas uma das suas extremidades. Seu diâmetro pode variar, os mais usados são de 12, também chamado de rebolo, tantã de corte ou tantanzinho e o de 14″ que possui um som mais grave como o do surdo.

Este instrumento é de marcação, e é tocado com as mãos para tocar samba e outros ritmos característicos da mesma origem, tendo sido criado por Sereno, sambista do Rio de Janeiro, integrante e um dos fundadores do grupo de pagode Fundo de Quintal. O tantã foi introduzido no samba para substituir o surdo de marcação nas rodas de samba do Cacique de Ramos, no fim da década de 1970.

Referências

  1. http://www.drumdojo.com/j15/world/brasil/tantan.htm
  2. tantã in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-07-18 03:34:35]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/tantã
Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.