Pela sexta edição consecutiva, o programa foi transmitido no Brasil através do canal por assinatura Sony, tendo seus episódios exibidos um dia após a transmissão oficial dos Estados Unidos.
A grande vencedora da temporada foi Alisan Porter, do time de Christina Aguilera, após derrotar na final Adam Wakefield, do time Blake, Hannah Huston, do time Pharrell, e Laith Al-Saadi, do time Adam. A vitória de Porter marcou a primeira vez que uma técnica mulher foi campeã do The Voice.
Pela terceira vez seguida desde que o rodízio de técnicos começou, apenas um membro foi trocado em relação à edição anterior. Adam Levine, Blake Shelton e Pharrell Williams seguem no programa, enquanto Christina Aguilera, que havia sido substituída por Gwen Stefani na temporada anterior, retorna ao show.[2]Carson Daly continua no comando da atração.
As audições às cegas (em inglês, blind auditions) foram gravadas entre os dias 10-12 e 16 de outubro de 2015. O primeiro episódio foi ao ar dia 29 de fevereiro de 2016.
Legenda
✔
Técnico apertou seu botão "I WANT YOU".
Todos os quatro técnicos apertaram seus botões "I WANT YOU".
Competidor escolhido apenas por aquele técnico, portanto foi automaticamente para seu time.
Competidor escolheu o time daquele técnico.
Competidor eliminado por nenhum técnico ter apertado o botão "I WANT YOU".
O quinto episódio da temporada recapitulou os melhores momentos dos quatro primeiros episódios das audições às cegas, exibindo a formação dos quatro times, os bastidores dos episódios anteriores, uma prévia do último episódio das audições e da fase seguinte, os Battle Rounds.
A fase de batalhas (em inglês, Battle Rounds) foi transmitida em quatro episódios, tendo início na segunda metade do sexto episódio. Nessa fase, os técnicos contam com a ajuda de mentores para treinar seus times. Adam Levine convocou a cantora pop Tori Kelly. Pharrell Williams recebeu ajuda do rapper Sean Combs. Christina Aguilera chamou a cantora soul Patti LaBelle. Já Blake Shelton foi auxiliado pela vocalista da banda No Doubt, ex-técnica do The Voice e sua atual namorada, Gwen Stefani.
Graças ao steal, introduzido na terceira temporada, os competidores podem ser salvos por outros técnicos mesmo se perderem a sua batalha e, assim, seguir na competição.
Legenda:
Competidor venceu a batalha e avançou para a fase dos Knockouts
Competidor perdeu a batalha, mas foi pego por outro técnico e avançou para a fase dos Knockouts
Na fase de nocautes (em inglês, Knockouts), cada técnico voltou a ter um 'steal', podendo roubar um participante de outro time para os playoffs ao vivo. A cantora Miley Cyrus participou como mentora única para os quatro times.
Legenda:
Competidor venceu o nocaute e avançou para os playoffs ao vivo
Competidor perdeu o nocaute, mas foi pego por outro técnico e avançou para os playoffs ao vivo
O décimo terceiro episódio da temporada recapitulou a jornada dos 20 artistas que avançaram para os playoffs ao vivo, mostrando como eles chegaram à fase final da competição.
Passada a fase dos Knockouts, o programa entra em sua fase ao vivo (para os Estados Unidos). Nessa edição, cada um dos técnicos pôde trazer de volta à competição um participante de qualquer time que havia sido eliminado nas duas fases anteriores (batalhas e nocautes).
Técnico
Competidor
Adam Levine
Nate Butler
Pharrell Williams
Daniel Passino
Christina Aguilera
Nick Hagelin
Blake Shelton
Justin Whisnant
Os quatro participantes que retornaram se juntaram aos seus times originais para competir diretamente por uma vaga no Top 12. Assim, o Top 6 de cada técnico encarou o voto do público: os dois mais votados avançaram diretamente, enquanto os quatro menos votados aguardaram pela decisão do técnico, que só pôde salvar um deles.
Legenda:
Competidor avançou graças ao voto do público
Competidor avançou graças à escolha do técnico
Competidor ficou entre os menos votados
Competidor avançou graças ao Instant Save
Os votos para o competidor no iTunes foram multiplicados por 10 após a versão de estúdio da música atingir o Top 10 do iTunes
Os 12 finalistas da décima edição do The Voice entram nesta fase em um sistema de eliminação semanal, no qual os competidores cantam na segunda-feira e têm o resultado na terça-feira, de acordo com a transmissão norte-americana (no Brasil, os episódios inéditos são transmitidos na terça e na quarta-feira seguintes pelo canal Sony).
Mais uma vez, houve a "salvação instantânea" (em inglês, Instant Save), na qual os usuários do Twitter salvam um dentre os dois participantes menos votados em um intervalo de cinco minutos.
Os 8 participantes restantes se apresentaram na segunda-feira e os resultados foram transmitidos na terça-feira. Os 2 participantes menos votados foram automaticamente eliminados e os 3 participantes mais votados avançaram diretamente para a final. Os 3 restantes competiram pelo Instant Save, no qual os usuários do Twitter puderam salvar apenas um em um intervalo de cinco minutos.
Artista pego por outro técnico nos Knockouts (nome riscado)
Eliminado(a) nos Knockouts
Artista pego por outro técnico na Battle Rounds (nome riscado)
Eliminado(a) na Battle Rounds
Técnicos
Artistas
Adam Levine
Laith Al-Saadi
Shalyah Fearing
Owen Danoff
Brian Nhira
Caroline Burns
Nate Butler
Ryan Quinn
Jessica Crosbie
Katherine Ho
Katie Basden
John Gilman
Lily Green
Matt Tedder
Mike Schiavo
Natalie Yacovazzi
Pharrell Williams
Hannah Huston
Daniel Passino
Emily Keener
Caity Peters
Lacy Mandigo
Moushumi
Shalyah Fearing
Abby Celso
Malik Heard
Brian Nhira
Jessica Crosbie
Maya Smith
Joe Vivona
Jonathan Bach
Jonathan Hutcherson
Christina Aguilera
Alisan Porter
Bryan Bautista
Nick Hagelin
Kata Hay
Ryan Quinn
Tamar Davis
Joe Maye
Maya Smith
Trey O'Dell
Lacy Mandigo
Malik Heard
Shalyah Fearing
Ayanna Jahneé
Chelsea Gann
Kristen Marie
Blake Shelton
Adam Wakefield
Mary Sarah
Paxton Ingram
Joe Maye
Justin Whisnant
Katie Basden
Lacy Mandigo
Angie Keilhauer
Brittany Kennell
Peyton Parker
Trey O'Dell
Brittney Lawrence
Gina Castanzo
Jared Harder
Teresa Guidry
Participantes em itálico iniciaram a disputa em um time, mas foram pegos por outro técnico na fase das batalhas, na fase dos knockouts ou graças ao coach comeback. Participantes sublinhados foram eliminados, mas escolhidos pelos técnicos para voltar à competição nos Playoffs ao vivo.