The Wings of Eagles – Wikipédia, a enciclopédia livre

The Wings of Eagles
The Wings of Eagles
Cartaz promocional
 Estados Unidos
1957 •  cor •  110 min 
Género drama
Direção John Ford
Produção Charles Schnee
Roteiro Frank Fenton
William Wister Haines
Elenco John Wayne
Dan Dailey
Maureen O'Hara
Música Jeff Alexander
Idioma inglês

The Wings of Eagles é um filme estadunidense de 1957, que trata da introdução da aviação na Marinha dos Estados Unidos e versa sobre a vida de Frank "Spig" Wead, um entusiasta dos hidroaviões, além de roteirista de Hollywood e comandante na II Guerra Mundial. O diretor John Ford era amigo de Spig e o homenageou com o filme.

Frank Wead é um piloto de hidroaviões que tenta fazer com que seus superiores nos anos 20 municiem a marinha com esse tipo de equipamento. Sua dedicação o faz se separar da família.

Detentor de alguns recordes da aviação, Wead consegue convencer os almirantes a que o deixem entrar em uma competição com o exército, para ver quem conseguirá dar a volta ao mundo primeiro. Mas uma briga entre as duas equipes em um clube faz com que seus superiores desistam da corrida e deixem o voo para o exército [nota 1]. Em 1923, Wead se inscreve na Copa Schneider (criada pelos franceses em 1913) e, numa disputa com aviões de vários países, ele e sua equipe conseguem ganhar a taça. Na comemoração, acontece outra briga com soldados do exército.

Com sua fama e habilidade, Wead consegue o posto de tenente comandante do Esquadrão Naval, mas um acidente caseiro o deixa paralítico. Com o apoio dos amigos ele consegue uma carreira de roteirista cinematográfico [nota 2]. Quando estoura a II Guerra Mundial, ele volta à ativa, mesmo com sua deficiência.

Elenco principal

[editar | editar código-fonte]

Recepção e bilheteria

[editar | editar código-fonte]

O Rotten Tomatoes apresenta uma taxa de aprovação de quarenta por cento para o filme, com base em cinco análises.[1] A Metro-Goldwyn-Mayer relatou que o filme arrecadou 2,3 milhões de dólares nos Estados Unidos e Canadá, e 1,35 milhão de dólares no resto do mundo, resultando em uma perda de 804 mil dólares.[2]

Notas e referências

Notas

  1. A aviação naval teve opositores, representados no filme pelo personagem do capitão Herbert Allen Hazard (Kenneth Tobey).
  2. Frank Wead escreveu os argumentos dos filmes Hell Divers, Ceiling Zero e They Were Expendable

Referências

  1. «The Wings of Eagles (1957)». Rotten Tomatoes (em inglês). Consultado em 19 de setembro de 2020 
  2. The Eddie Mannix Ledger, Los Angeles: Margaret Herrick Library, Center for Motion Picture Study .
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.