Valeparaibano – Wikipédia, a enciclopédia livre

Jonal OVALE
Jornal OVALE
Periodicidade semanal
Formato jornal
Sede São José dos Campos
País Brasil
Fundação 1952
Fundador(es) Francisco Pereira da Silva e Rubens Lencioni
Diretor Fernando Mauro Marques Salerno
Editor Marcelo Claret
Idioma português

Valeparaibano[nota 1] foi um jornal e depois uma revista brasileira, de circulação semanal, distribuída em São José dos Campos.

Foi criada inicialmente no formato jornal em janeiro de 1952,[1] na cidade de Caçapava, pelo Professor e policial militar aposentado alagoano, Francisco Pereira da Silva, conhecido como Chico Triste, e pelo gráfico Rubens Lencioni.[2] A primeira edição foi publicada em 6 de janeiro[1] e no início as publicações eram semanais, sempre aos domingos.[carece de fontes?] Em 1954 foi transferido para a cidade de Taubaté até que em 1955 foi vendido para Edward Simões e transferido para São José dos Campos onde funcionou até então. Durante 1955 a 1965 ficou sobre propriedade da Rádio Clube de São Jose dos Campos, do Grupo Bandeirantes, até que em 1975 foi comprado pelas famílias Salerno e Lovato.

Desacordo judicial

[editar | editar código-fonte]

Em 2009, por desacordo entre os sócios, que brigam na justiça pela propriedade do jornal,[3] o sócio Raul Benedito Lovato foi excluido da sociedade, que passou a ser gerida por Ferdinando Salermo e seu filho Fernando Mauro Marques Salerno. Em 2010 a publicação, no formato jornal foi descontinuada, passando a ser uma revista mensal, que continuou usando a marca "Valeparaibano", dirigida de Ferdinando Salermo e um novo jornal foi fundado em 2010 com o nome de "O Vale"[4] dirigido por Fernando Salerno.

Notas

  1. De acordo com as normas ortográficas vigentes, o nome desse periódico deveria ser grafado Vale-paraibano.

Referências

  1. a b José Aurélio Chiaradia Pereira (Janeiro de 2004). «De São José dos Campos para o Vale: a Consolidação do Jornal ValeParaibano como Porta-voz da Cultura do Vale do Paraíba» (PDF). Universidade Metodista de São Paulo. Consultado em 9 de novembro de 2015. Arquivado do original (PDF) em 4 de março de 2016 
  2. «Morre fundador do Valeparaibano». O Vale. 17 de dezembro de 2013. Consultado em 14 de novembro de 2015 
  3. «Justiça veta transferência de cotas do Valeparaibano». Conhur. 21 de setembro de 2009. Consultado em 12 de agosto de 2019. Cópia arquivada em 2 de julho de 2017 
  4. «Quem somos?». O Vale. Consultado em 10 de janeiro de 2020. Cópia arquivada em 8 de abril de 2019 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.