Valuation – Wikipédia, a enciclopédia livre
Valuation é o termo em inglês para "Avaliação de Empresas", "Valoração de Empresas" e "Arbitragem de Valor". Esta área de finanças estuda o processo de se avaliar o valor de determinado ativo, financeiro ou real.
Avaliações podem ser feitas sobre os ativos (por exemplo, investimentos em títulos e valores mobiliários, tais como estoques, opções, empresas ou ativos intangíveis tais como patentes e marcas comerciais) ou sobre passivos (por exemplo, bonds emitidos por uma empresa).
São necessárias avaliações por vários motivos, como transações de análise de investimentos, orçamento de capital, fusão e aquisição, relatórios financeiros, eventos tributáveis para determinar a responsabilidade tributária e em contencioso[1], e também como medida de gestão [2].
Métodos de valuation
[editar | editar código-fonte]A valuation é calculada por meio de métodos de avaliação de empresas escolhidos de acordo com o contexto de cada negócio. Empresas saudáveis normalmente são avaliadas por meio do método Fluxo de Caixa Descontado Livre para Empresa. Esse método calcula o valor da empresa a partir da receita que ela é capaz de produzir no futuro e não apenas pela sua condição atual. O FCD é um das metodologias mais aceitas pelo mercado pelo seu grau de confidencialidade.
Outro método bastante confiável é o de Múltiplos que calcula o valor da empresa a partir da comparação com outras empresas semelhantes a partir do EBITDA, do faturamento ou do lucro líquido. De forma semelhante também é possível estabelecer comparação com o valor de venda de outras empresas semelhantes no mercado, por meio do Método de Transações Comparadas.
Há ainda outras possibilidades, geralmente aplicadas com a empresa que não apresenta tantas possibilidades de crescimento, ou até mesmo se está em falência, como o Valor Contábil ou Valor Patrimonial e o Valor de Liquidação[2].
Cash – flows descontados
[editar | editar código-fonte]Um dos métodos preferenciais para a avaliação de empresas de pequena e média dimensão, é o método dos fluxos de caixa descontados. Para além de ser o mais aceite, este método faz a análise da capacidade futura da empresa em gerar riqueza num espaço tempo mínimo de 5 anos. Assim, quanto maior for o seu potencial de gerar valor no futuro, maior será também o valor da empresa.
No Método dos Cash-Flows descontados os ativos fixos e o histórico da empresa são tido em consideração, porém o mais importante são as projeções futuras no que diz respeito ao futuro da empresa e da capacidade da mesma em gerar receitas.[3]
Entre os fatores mais importantes para determinar o valor da empresa por este método, é o denominado EBITDA – Lucro antes de descontados os impostos, juros, depreciação e a a amortização.[4]
Existem também diversas variáveis que são tidas em consideração na determinação do valor da empresa, tais como:
- Carteira de clientes;
- Rede de distribuição;
- Qualidade da gestão da empresa;
- Marca, patentes e outros ativos.[5]
Assim, o método dos fluxos de caixa descontados é o método que permite determinar um maior valor da empresa por considerar uma série de variáveis e o cenário futuro[6].
A avaliação de empresas é por exemplo essencial em processos de venda de empresas.[7]
Avaliação por múltiplos
[editar | editar código-fonte]No método de avaliação por múltiplos, o valor da empresa é determinado através da comparação com empresas com atividades semelhantes, normalmente que estejam presentes em Bolsa.
Para que este método seja o mais preciso possível, as empresas comparadas deverão ser do mesmo setor. Deverão também ter um portefólio de produtos similares e terem o mesmo perfil de clientes.
Um dos pontos fracos da utilização deste método, é que o mesmo permite dificilmente a avaliação de empresas de pequena e média dimensão. Este método utilizado de forma isolada não será de todo o mais adequado.[8]
Valuation por transações comparadas
[editar | editar código-fonte]É também possível avaliar uma empresa por meio da comparação com o valor de venda de outras empresas semelhantes no mercado. Normalmente esse tipo de valuation é utilizado de forma associada a outros métodos como o Fluxo de caixa descontado ou múltiplos a fim de garantir mais segurança ao valor.
Valor patrimonial
[editar | editar código-fonte]No método de avaliação pelo valor patrimonial de empresa, para a determinação do valor da empresa são somados todos os ativos, tais como por exemplo:
- Prédios;
- Máquinas;
- Equipamentos;
- Dinheiro;
- Produtos em stock.
Neste método é descontado as dívidas e obrigações financeiras.[9]
O valor da empresa normalmente é menor do que o valor calculado pelos restantes métodos de avaliação, pois não tem em consideração as receitas futuras da empresa[6].
Benefícios do valuation
[editar | editar código-fonte]Existem muitos benefícios do valuation para o empresário e para as empresas de forma geral. A vantagem mais conhecida é poder negociar empresas em operações de compra e venda a partir de um valor comprovado da empresa. Isso pode ajudar também em situações de fusão empresarial e ainda para a determinação do valor das ações da empresa, em caso de abertura de capital pelo IPO. Além disso, pode ser usado em situações mais delicadas, mas para as quais é fundamental ter precisão quanto ao valor do negócio, como: divisão societária e divisão de bens e de herança. Mas, além disso o valuation pode ajudar até na negociação de benefícios bancários por meio da comprovação da solidez da empresa.
Referências
- ↑ Simkovic, Michael (2017). «The Evolution of Valuation in Bankruptcy». American Bankruptcy Law Journal. SSRN 2810622
- ↑ a b «Avaliação de Empresas: tudo o que você precisa saber sobre o valuation». Consultado em 30 de setembro de 2020
- ↑ «Determining Your Business's Market Value | The Hartford». www.thehartford.com (em inglês). Consultado em 20 de fevereiro de 2021
- ↑ firm, Full Bio Follow Twitter Susan Ward wrote about small businesses for The Balance Small Business for 18 years She has run an IT consulting; designed; Ward, presented courses on how to promote small businesses Read The Balance's editorial policies Susan. «3 Ways to Discover What Your Small Business Is Really Worth». The Balance (em inglês). Consultado em 20 de fevereiro de 2021
- ↑ «Business rates: What is your rateable value?». Entrepreneur Handbook (em inglês). 26 de outubro de 2013. Consultado em 20 de fevereiro de 2021
- ↑ a b «Como avaliar uma empresa - 3 Métodos - Avaliação de Empresas». Mercal. 4 de abril de 2017. Consultado em 20 de fevereiro de 2021
- ↑ «Selling Your Business Definition - Entrepreneur Small Business Encyclopedia». Entrepreneur (em inglês). Consultado em 20 de fevereiro de 2021
- ↑ «5 motivos para Avaliar a sua Empresa - Avaliação de Empresas». Mercal. 16 de maio de 2018. Consultado em 20 de fevereiro de 2021
- ↑ «How to value a business: A guide to business valuations & calculations». Entrepreneur Handbook (em inglês). 1 de julho de 2013. Consultado em 20 de fevereiro de 2021
Como forma unicamente de contribuir para o entendimento da atividade, chamo a atenção ao fato de que a atividade "Valuation" é fortemente multidisciplinar, envolvendo igualmente profissionais das áreas Administrativa, financeira, jurídica e também de economia.