Wikipédia:Presumir a boa-fé – Wikipédia, a enciclopédia livre
Esta página documenta uma recomendação da Wikipédia lusófona. Ela descreve uma norma amplamente aceita que todos os editores devem normalmente seguir. Quaisquer alterações devem ser consensuais. |
Presumir a boa-fé (ou assumir a boa-fé) é um princípio fundamental em qualquer ambiente colaborativo, assim como em qualquer wiki, incluindo a Wikipédia. Como permitimos a edição por qualquer pessoa, assumimos que a maioria das pessoas que trabalham no projeto estão a tentar ajudar o projeto, não prejudicá-lo. Se isto não fosse verdade, um projeto como a Wikipédia estaria condenado desde o princípio.
Assim, quando puder presumir que algo é um erro bem-intencionado, corrija-o sem simplesmente reverter ou chamá-lo de vandalismo. Quando discordar de alguém, lembre-se que ele provavelmente acredita estar a ajudar o projeto. Considere usar as páginas de discussão para se explicar e dê aos outros a oportunidade de fazer o mesmo. Assim, podemos evitar mal-entendidos e prevenir a escalada dos problemas. Seja particularmente paciente com os novatos, que estarão pouco familiarizados com a cultura e as regras da Wikipédia.
O comportamento irregular de um principiante parece-lhe apropriado e habitualmente indica o desconhecimento ou a má compreensão da cultura da Wikipédia. É frequente para um principiante acreditar que uma política que não lhe é familiar deva ser alterada para adaptar-se à sua experiência noutro sítio. Da mesma forma, muitos novatos trazem consigo experiência e conhecimentos pelos quais esperam respeito imediato. Comportamentos resultantes destas expectativas não são necessariamente malévolos.
Presumir a boa-fé é sobre intenções, não sobre ações. Pessoas bem-intencionadas cometem erros, e você deve corrigi-las quando o fizerem. O que não se deve fazer é agir como se o seu erro fosse deliberado. Corrija-o, mas não o castigue. Haverá pessoas na Wikipédia com as quais não concordará. Mesmo que estas estejam erradas, isso não significa que elas estejam a tentar estragar o projeto. Haverá ainda pessoas com as quais achará que é difícil de trabalhar. Isso pode significar apenas que ela não tem determinada afinidade contigo. Não é necessário que atribuamos a um editor ações por má-fé, mesmo que essa má-fé seja (aparentemente) óbvia. Todas as nossas contramedidas (por exemplo: reverter, bloquear) podem ser realizadas na base do comportamento e não das intenções.
Claro que existe uma diferença entre presumir a boa-fé e ignorar as más ações. Se espera que as pessoas assumam boa-fé de si, assegure-se de demonstrá-la. Não coloque o fardo nos outros. Gritar "assume a boa-fé" às pessoas não o desculpa de não explicar as suas ações, e tornar esta não-explicação um hábito irá convencer as pessoas que está a agir de má-fé.
Quando uma guerra de edições está ao rubro, é fácil esquecermo-nos de presumir a boa-fé.
Presumir a má-fé
Se presumir a má-fé, algumas coisas podem acontecer:
- Ataques pessoais: Uma vez que tenha realizado um ataque pessoal, o alvo provavelmente irá presumir a má-fé. A guerra de edições tornar-se-á ainda mais feia. As pessoas, tal como os elefantes, raramente esquecem.
- Perder de vista a política de NPOV (ponto de vista neutro). O ideal é fazer os artigos aceitáveis para todos. Cada reversão (em vez de mudança) de uma edição preconceituosa é uma derrota do NPOV, não importa o quão estrondosa a edição possa ter sido. Considere descobrir por que a outra pessoa sentiu que o artigo estava sendo preconceituoso. Então, se possível, tente integrar o seu ponto de vista, mas nos termos que você considera neutros. Se cada lado praticar isto, então irão encontrar o NPOV, ou algo mais ou menos semelhante.
Corrigir o erro de alguém (mesmo que pense que foi deliberado) é melhor do que acusá-lo de mentir, porque a pessoa não irá reagir bem à acusação. Corrigir uma frase adicionada que você sabe estar errada é muito melhor do que simplesmente apagá-la.
Esta recomendação não requer que os editores continuem a presumir a boa-fé ante a evidência do contrário. Vandalismo, ataques pessoais e guerras de edição podem causar a perda da boa-fé.
Ver também
- Wikipedia:Não morda os novatos
- Wikipédia:Não dissemine a desconfiança
- Wikipedia:Civilidade
- Wikipedia:Normas de conduta
- Wikipedia:Não abuse da Wikipédia para provar um ponto de vista
- Navalha de Hanlon
- Wikipédia:Competência é requerida - Quando somente boa-fé não é suficiente
- Outras políticas relacionadas e recomendações aconselhando o que fazer e o que não fazer, para ajudar a demonstrar que está a editar em boa-fé: